Decreto foi entregue ao Monsenhor Jonas Abib em 2008, no terceiro ano de pontificado de Bento XVI
Da Redação
A Comunidade Canção Nova recorda com carinho o Papa Emérito Bento XVI. Foi durante seu pontificado que a comunidade recebeu o Reconhecimento Pontifício e a aprovação de seus estatutos.
O decreto foi assinado no dia 12 de outubro de 2008, em caráter ad experimentum, e entregue ao fundador, Monsenhor Jonas Abib, no Vaticano, no dia 3 de novembro do mesmo ano. Em 2014 veio, a aprovação definitiva.
O reconhecimento pontifício é quando a Igreja se pronuncia quanto à aprovação das regras de vida ou estatutos de uma associação pública, congregação ou entidade religiosa. Significa a Igreja dando o seu reconhecimento a uma determinada instituição dizendo, de forma direta, que ela está em comunhão com a Santa Sé.
Este passo dado no pontificado de Bento XVI significou para a Canção Nova que sua missão estaria a serviço não somente da Igreja local (arquidiocese ou diocese), mas a serviço da Igreja no mundo inteiro. Foi um convite à responsabilidade pelo dom confiado por Deus, de forma a servir para a edificação da Igreja e para o bem do mundo.