DIÁLOGO ENTRE A IGREJA CATÓLICA E A COMUNHÃO ANGLICANA (ARCIC III)
O diálogo oficial entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana é conduzido através da Comissão Internaciona anglicano-católica (Anglican-Roman Catholic International Commission- ARCIC), do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Departmento para a Unidade, Fé e Ordem da Comunhão Anglicana. O diálogo, em curso há quarenta anos, já concluiu suas duas primeiras fases.
Os copresidentes e cosecretários da nova fase de diálogo da Comissão internacional anglicano-católica (ARCIC III) desenvolveram um programa para o primeiro encontro, que acontecerá junto ao Mosteiro de Bose, nos arredores de Biella (Itália), de 17 a 27 de maio de 2011. A Comissão iniciará os trabalhos desta terceira fase conforme orientações do Papa Bento XVI e do Arcebispo de Canterbury, doutor Rowan William, durante o encontro que tiveram em Roma, em novembro de 2009.
Os copresidentes são o Arcebispo de Birmingham, Inglaterra (católico), Dom Bernard Longley, e o Arcebispo das dioceses da Nova Zelândia (anglicano), David Moxon.
O objetivo da terceira fase da ARCIC será estudar questões fundamentais referentes a "A Igreja como comunhão, local e universal" e "Como, na comunhão, a Igreja local e universal chega a discernir o justo ensinamento ético". Essas temáticas correlacionadas surgiram da Declaração Comum do Papa e do Arcebispo de Canterbury.
A composição internacional desta nova fase da ARCIC reflete um amplo espectro de panos de fundo culturais e aporta à Comissão uma considerável variedade de disciplinas teológicas.