Comemorações

Centenário de nascimento de Dom João Resende é comemorado em BH

Segue até sexta-feira, 22, as celebrações do Centenário de nascimento do segundo Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom João Resende Costa. De acordo com o Arcebispo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, as comemorações que iniciaram no domingo, 17, são um “momento oportuno de homenagear, reconhecer e valorizar a presença marcante e significativa de Dom João em Belo Horizonte”. 

Ao longo da semana Dom João Resende será lembrado por meio de painéis, exibição de vídeo, homenagens, descerramento de placa comemorativa, Celebrações Eucarísticas, entre outros. No encerramento, dia 22, Dom Walmor vai abençoar o Espaço de Convivência Dom João Resende Costa. Ainda no último dia acontecerá a abertura da exposição fotográfica do centenário.

Trajetória

Dom João Resende Costa, SDB, é filho do casal Francisco Marques da Costa Júnior e Mariana de Resende Costa. Nasceu em 19 de outubro de 1910, em Borda da Mata (MG), Arquidiocese de Pouso Alegre.

Dom João Resende se tornou o segundo Arcebispo de BH em 15 de novembro de 1967, logo após o falecimento de Dom Antônio dos Santos Cabral. Em 24 de maio de 1969, recebeu na catedral Nossa Senhora da Boa Viagem o Pálio Arquiepiscopal, que veio de Roma por meio de um Procurador Salesiano, sendo imposto pelo Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.

Entre as principais obras que realizou, estão a criação de 52 paróquias, inauguração de 75 novos templos, criação de 18 comunidades religiosas masculinas e 60 femininas, além da ordenação de diversos padres. Organizou o patrimônio da arquidiocese, construiu o Edifício Pio XII, concretizou juridicamente a Universidade Católica de Minas Gerais e construiu seu edifício sede.

Dom João também reestruturou a arquidiocese dentro das novas linhas do Concílio Vaticano II, criando vigários episcopais, o Conselho Presbiteral, a coordenação de pastoral e as comissões de pastoral. Participou do 39º Congresso Eucarístico Internacional em 1968, em Bogotá (Colômbia), e neste mesmo ano foi convocado pelo papa Paulo VI para tomar parte ativa da 2ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, que aconteceu em Medellín (Colômbia).

Em 1985, ao completar 75 anos, Dom João encaminhou seu pedido de renúncia ao papa João Paulo II. Em 1986 o pedido foi aceito e ele tornou-se, então, arcebispo emérito.

Faleceu em 2007 e foi sepultado na cripta da catedral Nossa Senhora da Boa Viagem. Uniu a sua Igreja com amor, paciência e bondade.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com
  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo