Comunicado

Reunião prepara visita apostólica da Santa Sé à Igreja da Irlanda

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou ao meio-dia desta quinta-feira, 7, o seguinte comunicado:

"No dia 5 de outubro de 2010, o Prefeito e o Secretário da Congregação para os Bispos e representantes da Santa Sé tiveram uma reunião preparatória em Roma com os Visitadores Apostólicos nomeados pelo Santo Padre para a Visita Apostólica às quatro arquidioceses metropolitanas da Irlanda: os cardeais Cormac Murphy-O'Connor, Arcebispo emérito de Westminster; Seán P. O'Malley, O.F.M. Cap., Arcebispo de Boston; e os Arcebispos Thomas C. Collins, de Toronto, e Terrence T. Prendergast, S.I., de Ottawa.

Conscientes do trágico abuso de crianças que aconteceram na Irlanda, os participantes discutiram sobre os aspectos particulares desta importante visita apostólica. Pastoral em sua natureza, a visita pretende ajudar a Igreja local em seu "caminho de renovação" (Carta Pastoral do Papa Bento XVI aos católicos da Irlanda) e é um sinal do desejo do Santo Padre, como sucessor de Pedro, de oferecer sua solicitude pastoral à Igreja na Irlanda. Os visitadores prestarão particular atenção às vítimas de abusos e a suas famílias, e encontrarão e escutarão a diferentes pessoas, incluindo autoridades eclesiásticas, fiéis leigos e aqueles que estão envolvidos na tarefa crucial de proteger as crianças.

Em 6 de outubro, como estava programado, o Cardeal Seán B. Brady, Arcebispo de Armagh, o Arcebispo Diarmuid Martin, de Dublin; o Arcebispo Dermot Clifford, de Cashel and Emly, e o Arcebispo Michael Neary, de Tuam, celebraram a missa do Espírito Santo junto aos visitadores e superiores da Congregação para os Bispos e a Secretaria de Estado. No encontro sucessivo, caracterizado por uma fraterna cordialidade e uma mútua colaboração, sintetizou-se a discussão do dia precedente e centrou-se na organização da visita apostólica e das arquidioceses envolvidas.

Todos os participantes desejam que esse significativo esforço seja um instrumento de purificação e de cura para a Igreja na Irlanda e ajude a restabelecer a confiança e a esperança de seus fiéis".

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo