Quanto custa o tratamento de um paciente com câncer? Não existem estimativas exatas, mas o tratamento, seja qual for, é bastante alto. No entanto, o apoio voluntário ajuda milhões de pessoas de baixa renda a enfrentar a doença. É o que você confere na segunda reportagem da Série "Triunfos da Vida".
Assita à reportagem
São Francisco de Assis, santo que amava a natureza. O aposentado Francisco de Assis Santos também. Mas confessa que ficou com medo quando descobriu que tinha câncer de próstata. A cirurgia correu bem, mas continua desconfiado.
A quantidade de PSA detectado no paciente pode definir possibilidade de um tumor na próstata. O aposentado teria de tomar uma medicação de três em três meses que custa R$1300, à vista.
Já o aposentado Francisco Pereira também descobriu que tinha câncer de próstata em 2006, mas só realizou a cirurgia há 5 meses. Culpa a lentidão da saúde pública pelo agravamento da doença.
Custou a saúde dele e a relação familiar. Depende agora de medicamentos e de ajuda psicólogica, que obtém num grupo de apoio em São José dos Campos, interior de São Paulo.
O engenheiro Vivente Jessé de Souza tinha 24 anos quando descobriu que tinha câncer no testículo. Depois da primeira cirurgia, teve de fazer outra, nos rins. Cinco anos mais tarde, novo problema.
O tumor estava no cérebro. A nova cirurgia extraiu parte do câncer e o restante foi tratado com a radioterapia.
O laser ajuda na precisão do alvo dos tumores. Idêntico ao raio-X, os aparelhos modernos estão integrados a computadores. Em alguns lugares já se obtém a visualização tridimensional do corpo humano. Dois terços dos pacientes com câncer dependem da radioterapia.
Estudos da Fiocruz mostram que o custo de somente três tipos de câncer, originados na maioria dos casos pelo cigarro, custa cerca de um bilhão de reais aos cofres públicos por ano. As indústrias de cigarro faturam quatro vezes mais no mesmo período e mais de 30 milhões de brasileiros são fumantes.
Vicente hoje está confiante que venceu o câncer. Assim como o aposentado Francisco de Assis, a fé para ele ajudou a superar a doença. Há valores que passam despercebidos quando estamos com saúde. E no entanto, não há dinheiro que os pague.
.: Assista à primeira reportagem da série
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com