Depois de passar o primeiro dia de sua visita apostólica à França, em Paris, Bento XVI chega ao Santuário Mariano de Lourdes, neste sábado.
O Santo Padre chegou ao aeroporto de Tarbes, nos Pirinéus, pouco antes das 18 horas (locais), e seguiu de helicóptero para Lourdes, dando início, imediatamente, ao "Caminho do Jubileu", percurso que todos os peregrinos são convidados a realizar neste Jubileu dos 150 anos das aparições: à fonte batismal da Igreja onde foi batizada Bernardette, à pobre casa da família e à gruta de Massabielle.
Leia mais
.: Milhares de fiéis esperam Bento XVI em Lourdes
.: "Não tenhais medo de dar vossa vida à Cristo", convida Bento XVI
.: Na Catedral de Notre Dame, Papa saúda jovens franceses
.: Visita a Lourdes ao vivo pela internet
.: Programa Oficial da viagem do Papa à França
Na primeira etapa do "Caminho do Jubileu", o Papa fez um breve momento de oração, na fonte batismal onde a pequena Bernadette recebeu o primeiro sacramento. Bento XVI rezou, pedindo que naquele momento fosse renovada a graça do Batismo.
Em seguida, o cortejo seguiu até à casa de Santa Bernadette, chamada 'cachot', (prisão), pois a residência tinha sido uma cadeia, que após ter sido abandonada, foi ocupada pela pobre família da menina. Nesta etapa, Bento XVI foi acompanhado pelo bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Jacques Perrier.
O Papa rezou para que se "renove o meu olhar sobre os mais pobres".
Em seguida, ainda de papamóvel, Bento XVI chegou à Gruta, coração do Santuário: onde passou diante da fonte e bebeu de sua água, oferecida por uma criança. Logo após, acendeu um círio e, fez a oração da 3ª etapa do Jubileu, na qual se refere que "a Imaculada Conceição é um grito de esperança: o mal, o pecado e a morte já não são os vencedores".
A 4ª etapa do "Caminho", a capela onde Bernadette recebeu a primeira comunhão, encontra-se dentro do Hospital de Lourdes. Esta visita está programada para a manhã de segunda-feira, último dia da viagem do Papa.
Esta noite, às 21h30 (hora local) o Papa presidirá a conclusão da procissão de velas no Santuário de Lourdes e falará aos peregrinos presentes.
Amanhã domingo, às 10 horas da manhã, Bento XVI preside à Santa Missa, na festa da Exaltação da Santa Cruz. A celebração acontece no amplo campo situado, no outro lado do rio, em frente à gruta das Aparições.