Para para tentar combater a má alimentação do brasileiro, o Ministério da Saúde quer regulamentar as propagandas de alimentos não saudáveis. Uma pesquisa mostrou que os anúncios mais frequentes na televisão e revistas são os de fast-foods. Em seguida, aparecem os de guloseimas e sorvetes. O objetivo é preservar a saúde do consumidor.
Assista à reportagem
Quem assiste TV já sentiu aquela vontade de comer o que acabou de aparecer na telinha. O problema é que a maior parte deste produtos são guloseimas, hambúrgueres, salgadinhos e refrigerantes. É por isso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está de olho nesses anúncios e deve definir, nos próximos dias, regras que vão estabelecer a veiculação mais responsável desse tipo de comercial.
Segundo pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, a maior parte das propagandas que passam na TV são de alimentos com alto teor de gordura, açúcar e sal. Estes anúncios correspondem a 10% do total e são veiculados entre 14h30 e 18h30. Período em que a criançada está na frente da TV.
Dados do Ministério da saúde indica que 60% dos gastos em tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS) estão relacionados a doenças ligadas ao consumo de alimentos, como a hipertensão e a obesidade.
.: Como se alimentar bem em meio a correria?