Um ano da visita do Papa

Fazenda da Esperança lança livro sobre prevenção às drogas

Hoje, 12, foi celebrado na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá (SP), o primeiro ano da visita do Papa Bento XVI ao Brasil. A data foi lembrada com um evento intitulado: "Quem não dá Deus aos outros, dá muito pouco". Foi um momento para dar resposta ao desafio proposto pelo Papa na ocasião de sua visita à Fazenda. "Vocês devem ser os embaixadores da esperança", disse O Santo Padre em maio passado. Cerca de quatro mil alunos da rede pública e particular da região estiveram presentes.

Na oportunidade, foi lançado o livro "Viver de cara limpa, uma escolha" e um projeto de prevenção às drogas. O coordenador das políticas antidrogas de Tocantins e co-autor do livro, Ricardo Ribeirinha, foi tóxico-dependente em sua juventude e interno da Fazenda da Esperança. "Não podemos esperar os jovens caírem nas drogas para tratá-los. Precisamos ir até eles e preveni-los", considerou.

O conteúdo do livro é dividido em três volumes direcionados aos professores, pais e alunos. Cópias da obra serão distribuídas a todas as escolas do Brasil para prevenir os jovens contra os malefícios causados pelas drogas. Para auxiliar no projeto, os responsáveis pela Fazenda da Esperança pretendem receber, com mais freqüencia, jovens de 11 a 14 anos em suas dependências.

Na cerimônia oficial de lançamento, estiveram presentes a secretária de Educação do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro, o secretário estadual da Juventude, Ricardo Ayres e a secretária de Educação do Tocantins, professora Maria Auxiliadora Seabra Rezende. Maria Auxiliadora falou sobre o número de jovens que descobrem muito cedo o mundo das drogas e afirmou: "Cada um deve assumir suas responsabilidades para cuidar melhor de nossas crianças. Como educadores, devemos ajudá-las a fazer o mundo melhor".

Posteriormente, o Núncio apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldsisseri, celebrou a Missa de encerramento. Durante a homilia, o representante do Santo Padre lembrou do momento da visita de Bento XVI à Fazenda e disse estar feliz no meio de tantos jovens. Contou aos internos da Fazenda da Esperança que Bento XVI continua acompanhando todo o trabalho realizado por Frei Hans. "Saibam que o Papa os acompanha e lhes envia uma bênção apostólica".

Uma estátua de Bento XVI, em tamanho real, foi inaugurada, marcando a data. Ela foi abençoada por Dom Lorenzo e permanecerá próxima ao altar onde o Papa realizou o encontro com os jovens internos, há um ano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo