O vigário geral da Diocese de Paracatu (MG), Monsenhor Benedito Gonçalves dos Santos, foi nomeado nesta quarta-feira, 16, o novo bispo para a diocese de Presidente Prudente, interior de São Paulo. A nomeação foi feita pelo Papa Bento XVI que acolheu o pedido de renúncia do atual bispo de Presidente Prudente, Dom José Maria Liborio Camino Saracho, 76, em conformidade com o cânon 401 § 1, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos.
Mons. Benedito nasceu em 19 de junho de 1958, na cidade mineira de Paracatu (MG). Aí fez os estudos fundamental e médio, formando-se em técnico em contabilidade, tendo sido funcionário do IPSEMG e professor na rede estadual e particular.
De 1983 a 1990, fez os cursos de filosofia e teologia no seminário Arquidiocesano de Brasília. Foi ordenado presbítero em 8 de dezembro de 1990 na diocese de Paracatu.
Desde 1991 é pároco na catedral de Paracatu e vigário geral desde 1996. É membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e da Equipe formadores no Instituto de Filosofia João XXIII de Paracatu. Além disso, é o ecônomo diocesano e diretor espiritual da Pastoral Familiar e do movimento Encontro de Casais com Cristo na diocese e no Regional Leste II.