Se a cidade de São Paulo fosse um estado seria o segundo do Brasil,7% maior do que maior que o Rio de Janeiro e 37% superior a Minas Gerais. Se a cidade de São Paulo fosse um país, ocuparia a 5ª posição da América do Sul, empatando com o Chile e cinco vezes superior ao Uruguai.
Essa realidade é possível porque São Paulo se tornou o principal centro financeiro da América Latina e atraiu 38% das sedes das 100 maiores empresas privadas do Brasil e 63% das sedes de grupos internacionais. São estas empresas responsáveis por boa parte dos empregos gerados na capital paulista que, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) registram índice de nove milhões de pessoas com carteira assinada.
São trabalhadores paulistanos, paulistas e de outros estados que fazem juntos esta cidade ficar cada vez maior. Tão grande, que agora a única opção é crescer para cima. E a cada dia que passa o número de prédios aumenta. Segundo levantamento realizado pelo Sindicato da Construção (Sinduscon), hoje chega a incrível marca de 38 mil imóveis, tanto comerciais como residenciais, da pequena capela erguida onde hoje está o Pátio do Colégio à megalópole que recebe todos de braços abertos.
Mas não há como ficar de braços abertos no tão caótico trânsito da capital. Ao todo São Paulo possui 5,5 milhões de veículos, o que dá a incrível média de dois carros por habitante. Se todos saíssem ao mesmo tempo de casa, a cidade pararia. E, pensando nisso, muitos têm a chance de fugir dos congestionamentos por meio dos helicópteros que ainda podem ser um meio alternativo para chegar aos compromissos sem atrasos. Nas os céus de São Paulo estão ficando congestionados. Afinal, são cadastradas quase 500 aeronaves que voam diariamente para lá e para cá.
Quem não possui carro, pode usar um dos 15 mil ônibus que trafegam pela cidade. E se passar pela avenida Paulista enfrentará o número 5,7 mil carros e outros 1,4 mil ônibus passam por hora pela via. É preciso muita fé para enfrentar as dificuldades de São Paulo. O paulistano prova que é um povo católico.
Só a Arquidiocese congrega seis milhões de católicos que estão espalhadas por 277 paróquias comandadas por 1,110 mil padres entre seculares e religiosos.
Em São Paulo uma cidade com 11 milhões de habitantes, onde tem de tudo para todos. Comprova através dos números que é importante para o Brasil, para a América Latina e para o mundo.