Em vida, Irmã Dulce sempre dizia que o espírito do Natal era vivido a cada dia nas Obras Sociais Irmã Dulce e não apenas no mês de dezembro. "A idéia de celebrar o advento Daquele que encarna o Amor e que se manifesta sempre que estendemos a mão ao próximo não depende de calendário, mas fica mais forte durante o mês de dezembro", repetia.
Com o intuito de relembrar os ensinamentos de Irmã Dulce e na expectativa de que ela seja beatificada em 2008, a diretoria da OSID preparou vasta programação para celebrar o Natal 2007, denominado o " Natal da Esperança".
O programa começou com a inauguração do presépio na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, futuro Santuário de Irmã Dulce. Em seguida, aconteceu o Bazar de Natal especial, com as tradicionais entregas de presentes, a visita do Papai Noel nos 14 núcleos das Obras e distribuição de presentes na Geriatria.
Na próxima quinta-feira, dia 20, será realizada a Missa de Natal e o Auto de Natal. No dia 21, será realizado o Papai Noel dos voluntários, com a distribuição de kits de higiene para todos os pacientes do Hospital Santo Antônio, em Salvador. E no dia 24, haverá a ceia de natal compartilhada por pacientes, moradores, funcionários e amigos das Obras, com a aperesentação do Terno de Reis Oriente.
A diretora da OSID, Maria Rita Pontes informa que " além das festas integradas, cada núcleo terá programação especial para que a participação de todos seja intensa e o congraçamento entre as pessoas dure por todo ano seguinte, como sempre desejou Irmã Dulce".
O Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA) realiza um Presépio vivo e um musical de pacientes e funcionários e o Centro Médico Social organizou extensa programação que inclui sessão de cinema e apresentação de coral.
A programação de natal da OSID será encerrada dia cinco de janeiro com a Festa de Reis da Lapinha que terá como tema Irmã Dulce.