BIBLIOTECA NACIONAL

Exposição virtual aborda relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé

Organizada pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), exposição foi lançada nesta terça-feira, 20, em comemoração ao bicentenário das relações diplomáticas

Da Redação, com Fundação Biblioteca Nacional

A imagem é um banner de divulgação da exposição virtual “Brasil e Santa Sé: 200 anos de relações diplomáticas”. É possível observar uma pintura de um grupo de pessoas com uma igreja ao fundo, cercada por adornos e afrescos, além de inscrições referentes à exposição.

Exposição virtual foi lançada nesta terça-feira, 20, durante seminário em Roma / Imagem: Reprodução Fundação Bibloteca Nacional

Em comemoração ao bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a Embaixada do Brasil na Santa Sé, o Instituto Guimarães Rosa e a Pontifícia Universidade Gregoriana lançaram nesta terça-feira, 20, uma exposição virtual.

Com o tema “Brasil e Santa Sé: 200 anos de relações diplomáticas” e acessível gratuitamente no site da BNDigital, a exposição traz 115 itens do acervo da instituição relacionados ao assunto. O lançamento aconteceu durante um seminário ligado à celebração desta data realizado em Roma.

Veja também
.: Seminário celebra 200 anos de relações entre Brasil e Santa Sé

A exposição é dividida em onze módulos: “Mapeando o Novo Mundo”, “A Projeção do Imaginário”, “Gramática das Línguas e Costumes”, “Soldados de Cristo e Outras Ordens”, “Império do Brasil”, “Infame Escravidão e Liberdade”, “A Questão Religiosa”, “Igreja e Estado na República”, “A Devoção Popular”, “Para Vencer A Distopia” e “Mirabilia da Biblioteca Nacional”.

Curadoria

A curadoria primou por ressaltar a presença da Igreja em todos os grandes momentos da história do Brasil, desde as navegações e passando pela independência, a proclamação da República e a redemocratização. A mostra aborda o aspecto diplomático e, sobretudo, cultural destas relações.

Foram selecionadas obras que ilustram a diversidade cultural do Brasil, seus santos, personalidades da Igreja Católica – como o Cardeal Arcoverde, brasileiro que foi o primeiro cardeal nascido na América Latina – as ordens religiosas, as primeiras e principais igrejas construídas no país.

Estão disponíveis ainda itens como mapas referentes à época das navegações, documentos com relatos e ilustrações sobre o novo continente, documentos e gravuras sobre as missões jesuíticas no Brasil e a independência do país – como a Constituição de 1824 –, além de raridades do acervo da Biblioteca Nacional, como a Bíblia de Mogúncia (primeiro livro impresso em massa no Ocidente) e as bulas papais de Alexandre VI e Inocêncio X.

.: Acesse a exposição virtual

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content