APELO

União Internacional das Superioras Gerais pede dia de jejum pela paz

A União Internacional das Superioras Gerais (UISG) convoca um Dia Mundial de Jejum e Oração pela Paz em 14 de agosto, véspera da Solenidade da Assunção

Da redação, com Vatican News

A União Internacional das Superioras Gerais (UISG) pede um dia de oração pela paz mundial / Foto: Freepik.com

Enquanto a guerra continua a afligir tantos povos em todo o mundo – de Gaza ao Sudão, da Ucrânia a Mianmar, do Haiti à República Democrática do Congo e à Síria — a União Internacional das Superioras Gerais (UISG) lançou um apelo urgente para um Dia Mundial de Jejum e Oração pela Paz em 14 de agosto, véspera da Solenidade da Assunção de Maria.

“Como mulheres de paz, presentes nas periferias do mundo e imersas no sofrimento da humanidade”, declaram as Irmãs da UISG, “sentimos a necessidade urgente de elevar nossas vozes, unir nossos corações, rezar e agir”.

Leia mais
.: Padre ressalta importância de jejum e oração ao pedir a Deus pela paz

Em uma declaração, enraizada na convicção de que a oração e a solidariedade são respostas poderosas ao sofrimento global causado pela guerra, pelo deslocamento e pela injustiça, as comunidades religiosas e todas as pessoas de boa vontade são convidadas a se juntar a nós.

“Em tantos lugares, rostos são marcados pela dor, lares são destruídos, comunidades são dilaceradas”, diz a declaração da UISG, observando que “Mulheres e crianças são frequentemente as que mais sofrem”.

Não podemos esperar

Este dia será guiado por três ações concretas:

  • Rezar juntos e refletir sobre a Palavra de Deus, à luz das guerras e crises humanitárias atuais.
  • Apelar por justiça e reconciliação, instando as autoridades civis e eclesiásticas a trilharem caminhos de paz, desarmamento e proteção dos direitos humanos.
  • Participar de uma solidariedade concreta, apoiando aqueles que sofrem por meio de redes de acolhimento e assistência humanitária.

“Não podemos esperar. A paz deve ser construída — e deve ser construída juntos”, afirma o apelo.
Em um mundo marcado pela violência, a UISG continua acreditando que a luz do Evangelho, da justiça e da fraternidade ainda pode brilhar.

Mais detalhes sobre o dia escolhido e as atividades sugeridas pela UISG, o material on-line disponibilizado, incluindo um guia de oração e declarações de solidariedade podem ser conferidos aqui.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo