A pedido da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), religiosa teve virtudes cristãs reconhecidas e processo dá primeiro passo para reconhecimento da santidade
Da redação, com Religiosas da Instrução Cristã

Madre Agathe Verhelle / Foto: Reprodução Religiosas da Instrução Cristã
No dia em que o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã celebrou seus 202 anos, sua fundadora, Madre Agathe Verhelle, recebeu o título de Serva de Deus.
Nesta terça-feira, 25, o Vaticano aceitou a abertura da causa de beatificação e canonização da religiosa, a pedido da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), reconhecendo sua vivência exemplar das virtudes cristãs. Este é o primeiro passo para que Madre Agathe seja elevada, um dia, à honra dos altares.
A superiora-geral do Instituto, irmã Eulalia Maria, expressou que este momento é uma confirmação da continuidade significativa da missão iniciada por sua fundadora. “Celebrar 202 anos do Instituto com essa graça especial é reconhecer que o carisma que ela nos deixou continua vivo e fecundo. Madre Agathe foi uma mulher de coragem e visão, que soube ler os sinais dos tempos e responder com generosidade ao chamado de Deus”, afirmou.
Atualmente, o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã está presente na Europa, América Latina (inclusive Brasil) e África, e segue se expandindo para a Ásia, mantendo vivo o legado de Madre Agathe.
Veja mais
.: Irmã Adélia: Saiba mais sobre entrega do processo de beatificação
Para o arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, “o reconhecimento de Madre Agathe como Serva de Deus é um marco para a Igreja, pois sua espiritualidade e missão continuam a dar frutos, impulsionando a educação e a evangelização”.
Em breve, será divulgada a data da sessão de abertura oficial na Arquidiocese de Olinda e Recife, que conduz o processo com autorização da Diocese de Gand, na Bélgica, onde a religiosa faleceu. Desde já, os fiéis são convidados a rezar e difundir a história de Madre Agathe a fim de contribuir com a causa de beatificação.
Trajetória de Madre Agathe Verhelle
Madre Agathe Verhelle nasceu, em 1786, na Bélgica, em um período turbulento de revolução. Desde jovem, demonstrou uma profunda sensibilidade à educação e à evangelização, percebendo a necessidade de um ensino cristão para a juventude da época. Em 1823, fundou o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, guiada pelo ideal de formar jovens para a vida e para a fé.
Com visão além do tempo e ousadia, a religiosa fundou sete casas em apenas 15 anos, expandindo rapidamente a missão do Instituto. Madre Agathe faleceu no dia 1º de dezembro de 1838, aos 52 anos, deixando um grande legado e mantendo acesa a chama do carisma confiado a ela: “Consagrar-nos a Deus e sacrificar-nos inteiramente a serviço da juventude, em toda parte, onde possamos cooperar na propagação da Glória de Deus”.