Coordenador da Família Passionista do Brasil, monsenhor José Roberto dos Reis foi escolhido pelo Pontífice para receber o ministério episcopal
Da Redação, com CNBB
A Santa Sé divulgou neste sábado, 21, que o Papa Francisco nomeou o novo bispo auxiliar de Goiânia (GO). O escolhido foi o monsenhor José Roberto dos Reis, da Congregação Passionista.
Atualmente, monsenhor José Roberto é mestre de noviços e vigário paroquial na Diocese de São Luís dos Montes Belos (GO). A nomeação pelo Pontífice atende ao pedido do arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino de Medeiros Silva, de contar com mais um bispo auxiliar.
A presidência da CNBB enviou uma nota saudando o novo bispo. “Este é um momento de grande esperança para o povo de Deus desta Igreja Particular, que agora conta com mais um pastor dedicado e sábio para continuar o caminho de evangelização e fortalecimento da fé”, expressa o texto.
Trajetória do monsenhor José Roberto dos Reis
Monsenhor José Roberto dos Reis nasceu no dia 22 de abril de 1977, na cidade de São Luís de Montes Belos (GO). Ingressou na casa de formação dos Religiosos Passionistas, em Goiânia (GO), no dia 17 de fevereiro de 1997, já cursando licenciatura em Filosofia, UCG/IFITEG, concluída em 1998. Fez seu ano canônico de noviciado na casa de formação Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Colombo (PR), no ano de 1999. Fez sua primeira profissão religiosa no dia 15 de janeiro de 2000, em São Luís de Montes Belos (GO) e profissão perpétua em Goiânia (GO) no dia 8 de fevereiro de 2003. Neste mesmo ano, concluiu o bacharelado em Teologia, UCG/IFITEG. Sua ordenação presbiteral foi no dia 07 de dezembro de 2003, em Adelândia (GO).
De janeiro de 2004 a julho de 2010 foi formador dos postulantes e vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Goiânia (GO). De 2005 a 2009, foi coordenador da equipe de formadores da Família Passionista do Brasil. De julho de 2010 a fevereiro de 2013, exerceu o ofício de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Iporá (GO).
Em outubro de 2012, foi eleito superior regional dos passionistas no estado de Goiás, função que exerceu até abril de 2014. De 2014 a 2017, foi mestre dos noviços na casa religiosa passionista em Ponta Grossa (PR). De 2019 até o presente momento, exerce a função de mestre dos noviços e vigário paroquial da Paróquia Santa Cruz, em São Luís de Montes Belos (GO). É membro do conselho presbiteral da diocese de São Luís de Montes Belos desde novembro de 2022. No dia 4 de dezembro de 2024, foi eleito Coordenador da Família Passionista do Brasil.