Najib Mikati foi recebido em audiência por Francisco para uma conversa privada de 20 minutos, além de uma troca de presentes entre as duas autoridades
Da redação, com Vatican News
O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 13, o presidente interino do Conselho de Ministros do Líbano, Najib Mikati, e sua comitiva. O encontro durou 20 minutos. A conversa privada entre os dois decorreu na Sala da Biblioteca da Residência Apostólica Vaticana, seguida da tradicional troca de presentes.
O Santo Padre presenteou o premiê com uma escultura de bronze intitulada Diálogo entre Gerações, junto com volumes de documentos papais e a Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2024 em árabe, que ele assinou para a ocasião. Mikati retribuiu com uma obra representando a Natividade criada por um sacerdote da Universidade Antonine.
O encontro
Durante o encontro cordial foi enfatizada a importância das boas relações diplomáticas que existem entre a Santa Sé e o Líbano, bem como a importância da contribuição da Igreja Católica e do componente cristão para o bem do país. Além disso, foi abordada a situação socioeconômica na Terra dos Cedros, também marcada pela ausência prolongada da eleição do Presidente da República.
Ao expressar satisfação pelo cessar-fogo alcançado no sul do país, foi reiterada a esperança de que a coexistência pacífica de diferentes religiões continue a caracterizar a identidade do Líbano e seja de ajuda e apoio à paz no Oriente Médio.