SOLIDARIEDADE

Papa Francisco reza pelas vítimas de incêndios na Grécia

‘Dezenas de milhares de pessoas já foram evacuadas, muitas famílias ficaram desabrigadas e milhares de pessoas enfrentam terríveis dificuldades’, disse o Bispo de Roma 

Da redação, com Vatican News

Imagens de drone mostram área devastada próxima ao Lago Marathon, em Atenas / Foto: Stelios Misinas – Reuters

O Papa Francisco também expressou sua preocupação com os “incêndios devastadores” que irromperam na Grécia. O Santo Padre observou que “Dezenas de milhares de pessoas já foram evacuadas, muitas famílias ficaram desabrigadas, milhares de pessoas estão enfrentando dificuldades terríveis e, além dos imensos danos materiais, um desastre ambiental está sendo criado.”

Francisco disse que está rezando pelas vítimas e afirmou sua proximidade “a todos aqueles que sofrem com esta grave situação, confiando que podem ser ajudados com a solidariedade comum”.

Combatendo o incêndio

Os bombeiros conseguiram controlar os incêndios florestais que assolam a Grécia.

Durante o incêndio, quase 700 bombeiros, auxiliados por 29 aviões e helicópteros de combate a incêndio, 190 caminhões de bombeiros, as forças armadas e voluntários estão combatendo o fogo.

Mais cedo, a Grécia ativou o mecanismo de proteção civil da UE. Quase imediatamente, ajuda adicional veio da Itália, França, República Tcheca e Romênia.

UE reforça capacidades de combate a incêndios

No início desta semana, a União Europeia lançou a produção de 12 aviões para combater o número crescente de incêndios florestais. O sul da Europa é repetidamente devastado por incêndios florestais durante os meses escaldantes do verão, e espera-se que as mudanças climáticas tornem esse risco ainda pior.

O Comissário Europeu para Gestão de Crises disse que, à medida que as temporadas de incêndios florestais se tornam mais longas, mais mortais e imprevisíveis, o bloco tem trabalhado para reforçar as capacidades de resposta de combate a incêndios da UE.

A aeronave ficará baseada em países como Croácia, França, Grécia, Itália, Portugal e Espanha.

Em outros lugares, a Sérvia está enfrentando uma onda de calor extrema, com temperaturas previstas para subir entre 35° e 41°C até meados de agosto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo