Papa Francisco recebeu primeiro grupo de bispos mexicanos em visita ad Limina nesta quinta-feira, 27
Da Redação, com Vatican News
O primeiro grupo da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), em visita ad Limina ao Vaticano, foi recebido pelo Papa Francisco na manhã desta quinta-feira, 27. Um encontro fraterno e muito esclarecedor, como declarou em entrevista ao Vatican News o arcebispo de Durango, Dom Faustino Armendáriz.
Os 39 prelados provêm da região norte do país, ou seja, das províncias eclesiásticas de Baja California, Bajío, Monterrey, Chihuahua, Durango, Hermosillo e San Luis Potosí.
A importância das 4 proximidades
Na conversa informal com o grupo, segundo os próprios bispos, o Pontífice falou da importância das “quatro proximidades”: com Deus, com os bispos, com os sacerdotes e com o povo. São quatro frentes que Francisco tem insistindo em seu pontificado, especialmente como o fez em discurso pronunciado durante a abertura do simpósio sobre o sacerdócio em fevereiro de 2022.
De acordo com os bispos, durante o encontro de hoje no Vaticano, o Papa voltou a encorajá-los em ser pastores com o cheiro de ovelha, desejando que essa motivação chegue às dioceses através do trabalho pastoral diário.
Segundo dom Eugenio Lira, bispo de Matamoros, e dom Óscar Tamez, bispo de Ciudad Victoria, em entrevista ao Vatican News, um testemunho de proximidade sugerido e vivido diariamente pelo próprio Pontífice, o que tem influenciado a atmosfera da Cúria Romana, da Santa Sé e do Vaticano em geral: eles confirmaram isso durante esta semana quando visitaram os dicastérios e encontraram equipes de trabalho muito dispostas a ouvir, dialogar e a discernir.
Enfim, segundo os bispos, o Papa Francisco pediu para sempre levar esperança às comunidades do México, procurando estar perto das pessoas: “essa é a essência de Deus, a proximidade é o ser de Deus”, afirmaram eles.