Dom Américo Aguiar esteve com jovens da Arquidiocese de Salvador e os convidou para participar da próxima JMJ, que será em Lisboa
Da redação
Com a missão de animar e convidar os jovens brasileiros para a Jornada Mundial da Juventude 2023, que será realizada em Lisboa, Portugal, uma comitiva presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ 2023, Dom Américo Aguiar, está no Brasil. Na Arquidiocese de Salvador, neste domingo, 4, esta comitiva se encontrará com jovens que desejam participar do evento que reúne milhares de jovens do mundo inteiro.
Na ocasião, a partir das 14h, os jovens serão orientados quanto à participação na JMJ, a quarta edição do pontificado do Papa Francisco. A programação deste dia de grande significado para a juventude da Sé Primacial da Igreja no Brasil contará com momentos de animação, entronização dos patronos da JMJ, recitação do Terço, conversa com Dom Américo e testemunhos. O encerramento acontecerá com a Santa Missa, que terá início às 17h, sob a presidência do Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
Em 30 de agosto, durante uma coletiva de imprensa na 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil — evento que reuniu o episcopado brasileiro em Aparecida (SP) —, Dom Américo destacou que o convite não é para um grupo seleto de jovens, mas para todos. Consciente da dificuldade financeira no país, o bispo declarou que a organização da JMJ busca formas de apoiar a participação dos jovens em Lisboa, por meio de um fundo de solidariedade, em negociação com a TAP para redução das passagens aéreas e, principalmente, no fomento às iniciativas locais de apoio aos jovens que desejam ir à JMJ.