Sinodalidade

Descentralizado, Encontro Mundial reunirá famílias em Roma e no mundo

X Encontro Mundial das Famílias começa na próxima semana; Saiba mais sobre o evento e conheça casal brasileiro que participará da iniciativa em Roma

Ronnaldh Oliveira,
Da redação

Imagem oficial do X Encontro Mundial das Famílias / Foto: Obra de Pe. Marko Ivan Rupnik, 2021

De 22 a 26 de junho, o Papa Francisco reunirá famílias de todo o mundo em Roma para o X Encontro Mundial das Famílias. No entanto, o Pontífice pede que a Igreja se mobilize para realizar de forma descentralizada encontros com as famílias nas Paróquias, Dioceses, Arquidioceses, Congregações e Movimentos.

O evento é uma iniciativa da Igreja Católica que nasceu pela vontade de São João Paulo II, em 1994. Naquele ano, as Nações Unidas haviam declarado o “Ano Internacional da Família” e o Pontífice quis celebrar também na Igreja a temática.

O I Encontro Mundial das Famílias foi realizado em Roma nos dias 8 e 9 de outubro de 1994. Foi promovido, como os seguintes encontros, pelo Pontifício Conselho para a Família. Em 2016 o órgão do Vaticano foi suprimido e fundido com o departamento para os Leigos, a Família e a Vida.

Desde então, a cada três anos e em diferentes lugares do mundo, é realizado o Encontro Mundial das Famílias. O esquema seguido é tradicional: um Congresso Internacional Teológico-Pastoral no início e a conclusão, com a presença do Papa, em uma vigília e festa das famílias. O evento conta também com uma grande celebração Eucarística final.

O X Encontro 

A edição de número 10 será realizada na próxima semana em um tempo de esperança e renascimento. O evento, por desejo do Santo Padre, acontecerá de forma inédita e descentralizada, com iniciativas globais no mundo inteiro, por vezes simultaneamente ao que estará sendo feito em Roma.

Leia mais
.: Oração oficial do X Encontro Mundial das Famílias é apresentada
.: Encontro Mundial das Famílias terá casal brasileiro entre conferencistas

Apesar de Roma sediar o evento, cada Diocese se tornará o centro de um encontro local para as famílias e comunidades. O intuito desta iniciativa é permitir que todos se sintam protagonistas, num momento em que ainda é difícil viajar por conta da pandemia da covid-19.

O tema escolhido para a edição 2022 é: “O Amor em família: vocação e caminho da santidade”. Ele reflete sobre a vocação específica da família que também santifica cristãos no mundo inteiro.

O Testemunho 

Casal Keula e Rogério Soares – Coordenadores de Famílias Novas do Movimento dos Focolares. Participarão do X Encontro Mundial de Famílias em Roma/ Foto: Arquivo pessoal de Keula

Keula Soares e Rogério Soares residem em Brasília e coordenam o setor “Famílias Novas” do Movimento dos Focolares. Eles estão se organizando para irem à Roma e participarem presencialmente das atividades:

“Antes de tudo tem sido uma profunda alegria. Ir ao X Encontro Mundial das Famílias, representando Famílias Novas (Focolares), é uma oportunidade ímpar e que engajou nossa família natural e também nossa família de famílias que compõe o Movimento”, partilhou Keula.

O processo para irem não foi de uma hora para outra, mas foi fruto de contínuos diálogos. “Antes de aceitarmos o convite, tivemos a oportunidade de dialogar com os filhos e também com aqueles que trabalham conosco na Secretaria Nacional de Famílias Novas. Para nós, toda oportunidade de diálogo é uma graça, pois é a partir dele que damos espaço para que a vontade de Deus se manifeste de maneira clara. A partir dessa experiência inicial todas as portas vêm se abrindo e os pequenos obstáculos têm sido superados”, afirmou Rogério.

O casal, que possui filhos, participou de todo o itinerário. “Nossos filhos estão muito felizes pela nossa participação. Entendem que estar com o Papa e as famílias é uma oportunidade de renovar o nosso sim para continuarmos a dar a vida uns pelos outros”, acredita Keula.

Programa completo do evento

O X Encontro Mundial de Famílias, anunciado com uma mensagem de vídeo do Papa Francisco, terá características diferentes quando comparado a edições anteriores. O evento, já adiado por um ano devido à pandemia, não pode, no entanto, ignorar a mudança do contexto global devido à situação da saúde em todo o mundo.

Em Roma haverá, portanto, o evento principal, que contará com a presença dos delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo, bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na pastoral familiar. Ao mesmo tempo, cada Diocese é convidada a organizar eventos semelhantes em suas comunidades locais.

No Brasil, caberá à Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) motivar e auxiliar as celebrações diocesanas. Há uma proposta de programação que as Igrejas locais podem adaptar. Além disso, serão transmitidos ao vivo pela internet os eventos em Roma e celebrações com o Papa Francisco.

“Esse encontro nos impulsiona a seguirmos em frente nos nossos projetos de vida, a recomeçar com misericórdia, ternura e compaixão. Nunca participamos presencialmente. Este ano temos a graça de fazer esta experiência com os representantes da Pastoral Familiar e outros Movimentos que trabalham com as famílias. Será uma experiência realmente de sinodalidade e unidade. Uma oportunidade de reforçarmos os vínculos que nos unem e trabalharmos ainda mais juntos pelas famílias no Brasil”, concluiu Keula.

Confira a programação completa do evento em Roma:

Cronograma Completo do Encontro que acontecerá de 22 a 26 de junho em Roma

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo