AIS

Cresce o número de ataques contra comunidade cristã na Índia

Fundação AIS denuncia aumento significativo de ataques nos últimos meses

Da redação, com AIS

Desde o início de 2020 até agora, foram contabilizados 250 ataques contra a comunidade cristã na Índia, sendo que 76 desses atos de violência foram relatados desde o dia 1º de setembro.

Segundo o Fórum Cristão Unido, que procura manter atualizado um mapa dos principais incidentes relacionados com os cristãos na Índia, a maioria desses casos ocorreram nos estados de Uttar Pradesh, Madyha Pradesh e Chhattisgarh.

Na origem desses ataques estarão “grupos extremistas” que levantam “suspeitas e inimizades” procurando dividir as comunidades locais. O estado de Chhattisgarh parece ser um dos que mais preocupa os responsáveis cristãos.

Sajan K George, presidente do Conselho Global de Cristãos Indianos, revelou para a Asia News, a sua inquietação perante “o número crescente” de ataques e incidentes que envolvem os cristãos tribais neste estado da Índia central.

O último incidente grave envolvendo cristãos tribais em Chhattisgarh ocorreu em 25 de novembro, mas há algum tempo já vinham sendo registados atos de violência na região. Nesse incidente, cerca de 30 pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave.

Leia mais
.: Na Índia, mesmo em isolamento, cresce violência contra cristãos

Anteriormente, nos dias 22 e 23 de setembro, 16 famílias cristãs viram as suas casas destruídas em Kakrabeda, Singanpur e Tiliyabeda, três aldeias na região de Bastar, por  terem se recusado converter ao hinduísmo.

O Conselho Global de Cristãos Indianos “está profundamente preocupado com o que está a ocorrer em muitas regiões tribais”, diz Sajan George, onde se têm registado “episódios graves e em larga escala de violência anticristã”.

Recorde-se que foi precisamente em regiões onde predomina a população tribal – que muitas vezes se identifica com o cristianismo – que ocorreram alguns dos mais perturbadores incidentes de violência nos últimos anos.

O caso de Kandhamal, em Odisha, em agosto de 2008, é exemplo disso. Mais de uma década depois, o balanço destes ataques ainda está inacabado.

Calcula-se que mais de uma centena de pessoas tenham sido assassinadas pelos extremistas hindus e mais de 64 mil foram forçadas a fugir para salvar as próprias vidas.

A magnitude da destruição ficou também visível nas habitações dos cristãos. Cerca de 6500 casas e 395 igrejas ou capelas foram destruídas. Ainda hoje, 12 anos depois destes acontecimentos, cerca de 10 mil pessoas não conseguiram regressar a suas casas por medo de represálias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo