2020 a 2026

Padre Ángel Fernández Artime é reeleito como reitor-mor dos Salesianos

Sacerdote espanhol é reitor-mor dos Salesianos desde março de 2014 e permanecerá na função até 2026

Da Redação

Padre Ángel Fernández Artime, reeleito como reitor-mor dos Salesianos para o período de 2020 a 2026/ Foto: Daniel Mafra

O padre espanhol Ángel Fernández Artime foi reeleito, na manhã desta quarta-feira, 11, como reitor-mor dos salesianos. O resultado ocorre no contexto do 28º Capítulo Geral dos Salesianos que acontece em Turim- Itália. Ele exercerá a função até 2026.

O Reitor-Mor, superior da Sociedade Salesiana, é o sucessor de Dom Bosco, pai e centro de unidade da Família Salesiana. É sua principal solicitude promover, em comunhão com o Conselho Geral, a constante fidelidade dos sócios ao carisma salesiano para cumprir a missão confiada pelo Senhor à Sociedade.

Padre Ángel nasceu em 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco (Espanha). Sua ordenação sacerdotal foi em 4 de julho de 1987. Originário da Inspetoria de Leão, foi Delegado da PJ, Diretor da escola de Ourense, membro do Conselho e Vigário Inspetorial e, de 2000 a 2006, Inspetor de Leão. Ele é graduado em Teologia Pastoral e Licenciado em Filosofia e Pedagogia.

Ele é reitor-mor dos Salesianos desde março de 2014, sendo o 10º sucessor de Dom Bosco, santo que ficou conhecido por seu trabalho com a juventude. Na época em que foi Inspetor da Argentina Sul, teve a oportunidade de conhecer e colaborar pessoalmente com o então arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje Papa Francisco. 

Em outubro de 2017, padre Ángel visitou a sede da Comunidade Canção Nova – que faz parte da família salesiana – em Cachoeira Paulista (SP). Na ocasião, ele conheceu as instalações da Canção Nova e presidiu uma missa, que foi concelebrada pelo Monsenhor Jonas Abib. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo