NOVO OCUPANTE

Novo inspetor salesiano toma posse e assume os próximos seis anos

Tomou posse hoje em Brasília o novo Inspetor salesiano. Pelos próximos 6 anos, ele vai administrar a congregação em 5 Estados e Distrito Federal.

Reportagem de Ronaldo Silva e Renê Santos

A Inspetoria São João Bosco conta com um novo inspetor salesiano pelos próximos 6 anos, que irá administrar a obra nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.

Natural de Conceição da Barra, no Espírito Santo, Padre Gidásio Mendes tomou posse nesta sexta-feira (7), no Santuário Dom Bosco, em Brasília. O novo Inspetor sucederá a Padre Orestes Carlinhos Fistarol.
A solenidade de posse contou com a presença de dezenas de sacerdotes de vários estados, jovens de toda a família salesiana, inspetores e representantes de inspetoria de todo o Brasil. O rito de posse teve a leitura do decreto, a assinatura do empossado, o abraço dos demais inspetores e da família de sangue.

Padre Gildásio não disfarçou a alegria de estar unido com toda a igreja nessa grande festa. Sobre as atribuições de novo inspetor, ele destacou que a principal é o “carinho pelos jovens”.
“Acho importante o carinho pelos jovens, acima de tudo o sacerdote salesiano ama os jovens, mas o trabalho de inspetor vai muito além, é um trabalho de gestão, animar as comunidades, acompanhar os irmãos, fazer gestão administrativa, e o mais importante é ser irmão, amar e estar junto com o coração, então eu venho muito aberto para isso”, disse.

O sacerdote também mostrou que conhece as potencialidades e desafios de sua nova inspetoria. “É uma região muito bonita e uma região de grande riqueza cultural, desenvolvimento econômico, força política, muitos jovens, e é uma das regiões mais dinâmicas da América Latina”, declarou.

Salesianos

A celebração eucarística, no Santuário Dom Bosco, foi presidida pelo Padre Natali Vitali, conselheiro para a região América Cone-Sul, representando o Reitor Mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime. Durante a homilia, ele deu as indicações de quem deve ser um “inspetor”.

“O inspetor deve ser o coração de Dom Bosco e trabalhar junto com os salesianos, junto com os jovens, especialmente das obras sociais. O inspetor deve ficar perto de Deus, Jesus chamou para estar com Ele e depois enviou a servir. Não somos funcionários da Igreja e nem agentes sociais, somos chamados e enviados para ficar no meio dos jovens, para junto com eles caminhar a santidade”, declarou.

Dom Eduardo Pinheiro, bispo de Jabotical, participou da celebração com os irmãos de Congregação. “Estou muito contente em estar aqui e conhecendo o Padre Gidásio fiz questão de vir para fortalecer ainda mais o meu amor com essa família querida. Esse momento se revela como uma característica da vida salesiana, a vida salesiana não tem fronteira e vale a pena lutar pela unidade”, ressaltou.

Para o inspetor salesiano de Recife, Padre Nivaldo Pessinati, a posse do novo inspetor representa a “continuidade do carisma”. Segundo ele, o inspetor tem um papel primordial na obra salesiana.
“O inspetor é na verdade a figura viva atual de Dom Bosco para os salesianos, religiosos e consagrados, para a família salesiana e principalmente para os jovens que necessitam tanto da presença carinhosa de Dom Bosco”, disse.

Perfil

Padre Gildásio Mendes dos Santos foi Inspetor da Inspetoria de Santo Afonso Maria de Ligório, localizada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Com formação em Filosofia e Teologia e especialização na área de Comunicação, o sacerdote fala quatro idiomas e possui vários livros publicados em português, inglês e italiano, além de artigos científicos.
Entre 2006 a 2008, Pe. Gildásio foi Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande. Trabalhou em Corumbá (MS) como Diretor da Faculdade Salesiana Santa Teresa e do Colégio Salesiano Santa Teresa, de 2008 a 2013.

Texto de Carol Curvello

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo