Visita missionária

"Situação de emergência", diz Dom Odilo sobre venezuelanos em Roraima

Durante visita missionária à Diocese de Roraima, arcebispo de SP conhece trabalho pastoral de acolhida aos migrantes venezuelanos

Da redação, com Arquidiocese de São Paulo

Dom Odilo durante visita missionária em Roraima/ Foto: Diocese de Roraima

Até a próxima segunda-feira, 13,o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, realiza uma visita missionária à Diocese de Roraima (RR). Acolhido pelo bispo diocesano, Dom Mário Antonio da Silva, o cardeal está conhecendo o trabalho de acolhida dos milhares de imigrantes venezuelanos que cruzam a fronteira após o agravamento da crise política e humanitária no país vizinho.

Leia mais
.: Padre e migrantes venezuelanos falam sobre a realidade vivida no país

No seu primeiro dia de missão, a última terça-feira, 7, Dom Odilo se reuniu com os membros das organizações eclesiais e civis que atuam na acolhida a apoio aos imigrantes. “São iniciativas muito bonitas de solidariedade. Cada organização ajuda de alguma maneira e, assim, é um trabalho em rede, um trabalho de ‘formiguinha’. Cada um faz alguma coisa e, no fim, muitas coisas para socorrer as situações de necessidade de tantos venezuelanos que aqui estão”, relatou ao programa “Encontro com o Pastor”, da rádio 9 de Julho.

O arcebispo destacou, ainda, que a situação na fronteira é muito mais séria. “A situação é de grande emergência. Há carência de tudo. As pessoas estão com fome, desnutridas, cansadas, procuram trabalho, alguma forma de viver com dignidade, sustentar a família”, disse.

Dom Mário Antônio, bispo de Roraima, e Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo/ Foto: Diocese de Roraima

“A multidão é grande e as necessidades são muitas. Por isso, o Brasil todo precisa se envolver na ajuda a essas pessoas”, manifestou Dom Odilo, ressaltando que Roraima é um estado pequeno e não consegue absorver a multidão que procura trabalho. “De toda forma, a primeira coisa que se faz é acolher, ver onde podem se abrigar, alimentar”, completou.

Veja
.: Venezuelanos no Brasil sofrem com a situação de familiares na terra natal
.: Confira o testemunho de migrantes da Venezuela

Dom Odilo presidiu uma missa na casa dos Missionários da Consolata, onde, diariamente, é servido café da manhã aos imigrantes. Nós próximos dias, o cardeal visitará a cidade Caracaraí, na fronteira com com a Venezuela.

Caminhos da Solidariedade

Com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade – gesto concreto da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – o projeto Caminhos da Solidariedade reúne diversas organizações que atuam em três eixos: articulação conjunta com a Igreja na Venezuela, integração e meios de vida.

Entre as entidades estão a Cáritas Brasileira, o Serviço Pastoral do Migrante (SPM), Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo