Em sua terceira edição, Cantata de Natal acontecerá neste sábado, 14
Da redação, com colaboração de Adilson Sabará
Preparar os corações para celebrar o nascimento do Menino Jesus, no Natal que se aproxima. Esta é a proposta da Cantata de Natal que será realizada neste sábado, 14, no Santuário do Pai das Misericórdias, localizado na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP). A terceira edição do evento tem como tema “Ao menino Deus”, inspirado na música “Glória a Deus”, do fundador da Comunidade, Monsenhor Jonas Abib.
A Cantata começará às 21h e será apresentada pelo Coral Canção Nova, com participação da Orquestra Popular da Mantiqueira, de Cruzeiro (SP). A maestrina do Coral Canção Nova, Juliana Moraes, diz que a ideia da Cantata surgiu como uma inspiração de Deus, ao perceber que a data precisava de uma apresentação especial.
“Precisava de um ‘up’. A gente sabe que nos Estados Unidos e em países europeus é muito comum essa tradição musical. A música que vem alimentando no coração do povo essa expectativa do Senhor que vem. A Cantata é um momento que a gente proporciona ao povo justamente essa pausa, essa parada de, por meio de um trabalho artístico, fazer essa reflexão: ‘Como está meu coração para receber o Menino Jesus que vem?’”
Além da participação inédita da Orquestra, a apresentação do coral de 25 integrantes conta com outras participações especiais de cantores católicos, entre eles Adriana Arydes, que cantará “Oh holy night”. O repertório natalino tem clássicos como “Noite Feliz”, “Vinde, Cristãos” e “Glória a Deus nas Alturas”.
O cantor e missionário André Florêncio também participará do evento e fala sobre sua apresentação. “Esse ano tem uma música muito legal que a gente está preparando e a expectativa é de que quem estiver no Santuário se envolva muito, porque é uma música alegre e o Natal também traz essa alegria. O mais importante é que a alegria do Natal permeie o coração de todas as pessoas. O repertório todo vem com essa alegria, da expectativa do Menino Jesus que chega, a alegria da transformação da vida”.
Para Florêncio, a música ajuda as pessoas a se abrirem à Graça de Deus. “Costumo dizer que Deus se manifesta na beleza das coisas, e a canção é arte, e a música toca o coração. Em um espetáculo como esse, a música dá o toque de sensibilidade no coração das pessoas e um coração sensível é um coração aberto para que Deus possa fazer algo. Aqui na Canção Nova nós nunca fazemos nada que não tenha o objetivo de levar as pessoas a uma experiência pessoal com Jesus. A Cantata neste tempo é um momento propício para este encontro.”
A entrada para a Cantata de Natal é gratuita, com sugestão de doação de itens de higiene pessoal, que serão repassados para a Casa do Bom Samaritano – obra social da Canção Nova –, e outras instituições de caridade.
Veja como foi a cantata no ano passado: