Visita ao Santuário

Relíquia de Santa Dulce leva fiéis a experiência devocional

Fragmento do corpo de Santa Dulce dos Pobres foi exposto para veneração na manhã desta terça-feira, 10, no Santuário do Pai das Misericórdias

Julia Beck
Da redação

Relíquia Peregrina de Santa Dulce dos Pobres/ Foto: Bruno Marques – Canção Nova

A Canção Nova recebeu nesta terça-feira, 10, a Relíquia Peregrina de Santa Dulce. O frei capuchinho Giovanni Messia, foi o responsável por intermediar a vinda da relíquia que ficou exposta no Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, até o final da missa das 12h.

Leia mais
.: Dez curiosidades sobre a vida e obra de Irmã Dulce

“Nós estamos, depois da canonização, com um fluxo muito grande de peregrinos que vão ao Santuário de Santa Dulce dos Pobres – Salvador (BA). Para atender melhor os fiéis que nos procuram, decidimos buscar outras experiências, então resolvemos visitar os santuários”, contou frei Giovanni. ,

Sobre a visita da Relíquia da primeira santa brasileira ao Santuário do Pai das Misericórdias, o religioso revela: “Enquanto vinha para cá, durante minhas orações, percebi o quanto Santa Dulce e a Misericórdia do Pai se aproximam”.

O frei capuchinho, Giovanni Messias, concedeu a benção com a relíquia de Santa Dulce/ Foto: Bruno Marques – Canção Nova

O vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, padre Márcio Prado, recebeu frei Giovanni – durante passagem pela Canção Nova. O sacerdote comentou a importância do santuário receber a relíquia. “O Monsenhor Jonas [fundador da Comunidade Canção Nova] sempre nos ensinou a buscar a santidade – ou santos ou nada –, e o Papa João Paulo II dizia que o Brasil precisava de santos. Vejo essa visita como uma providência de um Deus que quer de nós a santidade”.

A proximidade de Monsenhor Jonas Abib com Santa Dulce dos Pobres também foi lembrada pelo vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. “Eles já se encontraram. Então essa visita é de fato uma providência”.

Padre Márcio Prado e frei Giovanni Messias/ Foto: Bruno Marques – cancaonova

A relíquia

A maior relíquia de Santa Dulce é, segundo frei Giovanni, o corpo da santa que está localizado no Santuário de Santa Dulce dos Pobres, em Salvador (BA). “A relíquia de primeiro grau é geralmente o corpo do santo ou algum fragmento retirado do corpo do santo. Depois tem a relíquia de segundo grau que é algo que já pertenceu ao santo, que o tocou, ou que ele usou. A terceira relíquia é algo que foi colocado sobre o túmulo ou o corpo da santa, e é feita geralmente para ser distribuída aos fiéis”, explica o religioso.

Leia mais
.: O que são as relíquias? Elas podem ser veneradas?

A Relíquia Peregrina de Santa Dulce, em exposição no Santuário do Pai das Misericórdias, é de primeiro grau, revelou frei Giovanni. “É um fragmento do corpo de Santa Dulce. Nós a usamos para levar a devoção aos fiéis para que tenham essa experiência religiosa e devocional”.

Relíquia Peregrina de Santa Dulce dos Pobres durante visita ao Santuário do Pai das Misericórdias/ Foto: Bruno Marques – Canção Nova

A veneração dos fiéis

“Experimentar a misericórdia do Senhor e ver o testemunho daqueles que a experimentaram”. É o que os fiéis podem experimentar ao venerarem a relíquia de Santa Dulce no Santuário do Pai das Misericórdias, afirmou frei Giovanni. Padre Márcio ressalta que, além de pedir a intercessão da santa, os fiéis devem imitá-la em suas virtudes. “Devemos pedir essa virtude de viver a Misericórdia, cuidando dos pobres e dos necessitados”, sublinhou.

Roberta Daltro, coordenadora do Santuário de Santa Dulce dos Pobres de Salvador (BA)/ Foto: Bruno Marques – cancaonova

Roberta Daltro, coordenadora do Santuário de Santa Dulce dos Pobres de Salvador (BA), acompanha frei Giovanni durante a peregrinação da relíquia da santa brasileira pelos santuários do Brasil. “A sensação que tenho é de levar algo meu para as pessoas, porque eu sou da terra dela, daquele lugar. Então, levar Santa Dulce por meio de uma relíquia para as pessoas é tão bom que não tenho como explicar, é uma sensação de levar esperança, novidade, graça e amor”.

A ministra da Eucarística, Maria Dionize da Silva, foi até o Santuário do Pai das Misericórdias para venerar a relíquia. Maria afirma ter sentido gratidão pelo contato que teve com o fragmento do corpo da santa brasileira, e conta ter tido uma graça alcançada por intermédio de Santa Dulce. “Servi na missa aqui no santuário e esperei a chegada da relíquia. Agradeço a Santa Dulce pelo intermédio da graça que recebi”.

“É uma providência!”, comentou Maria Rita Tonom. A peregrina de Avaré (SP) escolheu esta terça-feira, 10, para visitar a sede da Comunidade Canção Nova com sua mãe, Maria Aparecida da Silva, e seu esposo, Nealcir Martins. Segundo Maria Rita a vinda À Canção Nova e ao Santuário do Pai das Misericórdias ficou ainda mais especial com a possibilidade de rezar junto à relíquia de Santa Dulce.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo