O governador Gavin Newsom disse que o perigo iminente já passou e não há mais ameaças às duas comunidades ao norte de Santa Rosa
Da redação, com Reuters
O maior e mais destrutivo incêndio da Califórnia, batizado de Kincade, que atingiu a região norte de São Francisco, piorou nesta segunda-feira, 28.
“Sei que este momento gera uma tremenda ansiedade”, disse o governador da Califórnia, Gavin Newsom, em uma coletiva de imprensa em que falou sobre as chamas que queimavam lados opostos do estado. “Na verdade, tivemos uma temporada de incêndio abaixo da média até o momento e agora o fogo está um pouco acima da média. É o limite máximo da média para esta época do ano. Não parece, mas é o caso”, explicou Newsom.
O governador disse ainda estar confiante de que os bombeiros controlaram o incêndio para que não representasse uma ameaça iminente para as duas comunidades ao norte de Santa Rosa, embora admita que a luta contra o fogo ainda não terminou.
O fogo Kincade teve início na quarta-feira, 23, e devastou 66 mil acres (26.709 hectares) ao longo do condado de Sonoma, pitoresca região vinícola, e destruiu 96 casas e outras estruturas.
Mais de 4.100 bombeiros trabalharam para conter o fogo e construíram linhas de contenção ao redor de apenas 5% das chamas, que se espalharam com o vento no domingo, 27. Milhares de pessoas foram evacuadas de bairros nobres de Los Angeles.