Tran Dai Quang faleceu nesta sexta-feira, 21, aos 61 anos; ele estava doente havia meses
Da redação, com Reuters e Boletim da Santa Sé
O presidente do Vietnã, Tran Dai Quang, faleceu aos 61 anos nesta sexta-feira, 21. Ele estava internado havia meses no hospital militar em Hanói, capital do país vietnamita.
O Papa Francisco enviou um telegrama à família do presidente no qual lamenta a morte de Dai Quang. “Entristeceu-me quando soube da morte da Sua Excelência Tran Dai Quang, presidente do Vietnã, e ofereço a você e todos os cidadãos do Vietnã minhas condolências, tenham certeza das minhas orações por aqueles que choram pela morte do presidente. Sobre todos os cidadãos do Vietnã e especialmente os membros da família do falecido Presidente, invoco as bênçãos divinas da consolação e da paz”, escreveu o Sucessor de Pedro.
Quang foi nomeado para o cargo em abril de 2016 e oficialmente empossado em julho do mesmo ano. Antes disso, serviu como Ministro da Segurança Pública.
Como presidente, Quang teve encontros com importantes estadistas, como os presidentes estadunidenses Donald Trump e Barack Obama, o presidente Chinês, Xi Jinping e o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte. Além disso, foi o responsável pela reunião de cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC), em 2017.