Solidariedade

No Iraque, crianças refugiadas recebem presentes de Natal

Iniciativa, apoiada pela Fundação AIS, contempla crianças cristãs iraquianas em situação de refúgio  

Da redação, com Fundação AIS – ACN Portugal

Arrecadações são organizadas pelos voluntários da iniciativa /Foto: Fundação AIS

Cerca de 15 mil presentes serão entregues a crianças cristãs refugiadas em Erbil, no Iraque. A iniciativa, organizada pela Irmã Ni’am, da Congregação das Filhas de Maria, apoiada pela Fundação AIS e por voluntários, foi motivada pelo desejo de levar a presença e o amor de Deus aos menores que sofrem com a violência.

Segundo a religiosa, cada criança receberá uma blusa para ajudar a resistir ao frio, chocolates e uma bíblia, ou outro livro espiritual, dependendo da idade. As prendas, como foram denominados os presentes, estão sendo embrulhadas e distribuídas em Qaraqosh, Karamless, Bartella e Bashiqua e também em Ankawa, bairros cristãos de Erbil.

A ação pretende ajudar a minimizar o sofrimento de crianças que integram os cerca de 120 mil cristãos que foram forçados a fugir de suas casas, na Planície de Nínive, no Verão de 2014, após a ofensiva jihadista que provocou a conquista de enormes parcelas do território iraquiano.

Em cartas escritas pelas crianças, os maiores pedidos eram a paz, a volta para casa, a oportunidade de frequentar a escola e de brincar. A Fundação AIS, além do apoio à iniciativa de Natal, também se uniu a outras instituições de solidariedade, para a promoção — a nível internacional — do regresso ao lar para centenas de famílias cristãs.

Leia mais
.: AIS apresenta plano para reconstruir igrejas e casas de cristãos no Iraque
.: Unicef aponta riscos sofridos pelas crianças no Iraque
.: Mais de trezentas mil pessoas fugiram do Iraque por causa da guerra

Apesar de muitas famílias já terem regressado às suas casas, Irmã Ni’am afirmou acreditar que este Natal será uma celebração alegre e dolorosa. Alegre por causa do regresso de algumas famílias cristãs, e doloroso por conta do estado em que se encontram as aldeias, com casas e igrejas destruídas, queimadas e saqueadas, ruas abandonadas, serviços quase inexistentes, e amigos que deixaram o país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo