Boa gestão de projeto exige ter um bom profissional capaz de gerir, controlar, identificar e aprender sobre as similaridades dos projetos
André Prado*
Existe um equívoco muito grande quando se comenta sobre gerenciamento de projetos, ou seja, muitos acreditam que esta técnica somente se aplica em grandes empresas da área de construção civil, indústrias ou multinacionais.
Os melhores administradores e empreendedores devem ser competentes tecnicamente. Bons gestores devem estar em constante evolução dominando processos e se aprimorando em busca da melhoria contínua.
Diga-se de passagem, profissionais que administram corporações devem ter extrema competência no processo de tomada de decisão. Saber se um gestor é eficiente e eficaz neste quesito é muito fácil, basta olhar se as suas ações resultam em bons resultados.
Grandes projetos já foram gerenciados pelos seres humanos da antiguidade à atualidade, como a construção das Pirâmides do Egito, Muralha da China, usinas de geração de energia, engenharia aeronáutica, indústria aeroespacial e assim por diante.
Leia mais
.: Todos os artigos sobre Empreendedorismo
Gerenciando projetos nas organizações
O gerenciamento de projetos é muito útil para organizações de qualquer porte, pois ajuda a controlar uma série de etapas dos produtos os serviços a serem entregues aos clientes. Todo projeto passa pelas fases de iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.
É recomendável que as organizações utilizem ferramentas de gestão de projetos para uma melhor comunicação entre os participantes, melhor compreensão do projeto, alinhamento dos objetivos, definição, controle do escopo, desenvolver noção correta das necessidades de recursos, avaliação dos riscos, capacidade de medir performance, identificação de áreas problemas, priorização de atividades funcionais, acompanhamento dos marcos do projetos, entre outros.
Para a boa gestão de projeto é primordial ter um bom gerente de projetos capaz de gerir, controlar, identificar e aprender sobre as similaridades dos projetos. As atividades desenvolvidas tipicamente envolvem: demandas para escopo, tempo, custos, risco, qualidade.
Cabe ressaltar que os melhores gerentes de projetos possuem flexibilidade, adaptabilidade, liderança, iniciativa, curiosidade, capacidade de aprendizado, habilidade para integração de equipes, comunicação, organização, disciplina, eficiência na gestão do tempo, competência na tomada de decisões, habilidades para balancear soluções técnicas com fatores administrativos, etc.
Também é preciso saber que os stakeholders (interessados no projeto) podem ter expectativas diferentes. Tais interessados são estratégicos e geralmente estão representados por um grupo de pessoas interessadas na empresa ou nos negócios podendo ser investidores ou não.
Os participantes de um projeto geralmente são os gerentes funcionais, gerentes de projetos, membros da equipe, interessados e patrocinadores, sendo que os principais elementos de um projeto a se inter-relacionar são definidos pelo escopo, tempo e custos, tendo a qualidade como fator central considerando sempre os riscos envolvidos para que possam ser geridos, controlados ou minimizados.
O cliente, como em tudo, é vital para que um projeto seja entregue a contento, sendo que os melhores projetos são aqueles que possuem seus clientes consultores durante suas fases. Outro fato interessante é quando o cliente fica satisfeito com o projeto a ponto de deixar usar o seu nome ou de sua empresa no portfólio da organização que executou o projeto.
Projetos bem sucedidos são aqueles realizados dentro do prazo estipulado, aceito pelo cliente, atendem ao que foi definido no orçamento, com a qualidade especificada, com a utilização correta dos recursos, que não alteram a cultura da empresa e não perturbam o fluxo de trabalho da organização.
Empresas que ainda não utilizam o gerenciamento de projetos deveriam olhar com mais atenção para esta ferramenta tão relevante para as organizações. Atualmente existem sites com soluções que ajudam no gerenciamento de projetos disponíveis bem como programas de computador de código aberto gratuitos na Internet.
_____________________________
*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D’Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br