Artigo Empreendedorismo

Empresas e profissionais precisam mudar para sobreviver

Desconstruir antigos modelos profissionais e apresentar novas possibilidades é uma forma de crescimento

André Prado*

Ponto de Mutação é necessário para empresas e profissionais/ Foto: Your_Photo by GettyImages

Em um ambiente competitivo e de mudanças constantes, organizações que necessitam mudar para sobreviver têm de ter colaboradores capazes de gerar, provocar e acompanhar novos rumos. Neste quesito, é muito importante saber sobre o ponto de mutação e o enfoque sistêmico voltado para as áreas empresariais, vida pessoal e profissional.

O Ponto de Mutação é um livro de autoria de Fritjof Capra que transmite a ideia da desconstrução de antigos modelos para apresentar um universo de novas possibilidades descrevendo algumas peculiaridades do ponto de vista das mudanças.

Adaptando alguns conceitos ao mundo organizacional, muitas correlações podem surgir no imaginário para que sejam concretizadas por meio de ações. Entretanto, para que isto seja possível torna-se necessário desenvolver uma nova ótica sobre os fatos.

Entretanto, nem sempre determinados profissionais e algumas corporações conseguem visualizar novas perspectivas, ter percepção das reais necessidades ou dos acontecimentos futuros. Isto pode ser trágico e até fatal dependendo da ocasião.

O mundo muda a todo instante e acompanhar tais mudanças exige pessoas e organizações com a capacidade de adaptação, engajadas, determinadas, inovadoras, executoras, com foco no cliente, entre outras necessidades.

Profissionais mutantes

Talvez somente uma pequena porcentagem das pessoas consiga colocar em prática ensinamentos e atitudes relevantes para mudar a sua vida pessoal e profissional. A questão é que ainda existem muitos indivíduos apáticos.

Pergunte em uma reunião organizacional: Quem almeja realizar mudanças? Uma parte dos colaboradores poderá até se manifestar positivamente. Mas depois indague: O que tem sido feito para mudar? Um silêncio constrangedor poderá tomar conta da sala ou acabar ouvindo clichês que não representam empenhos significativos para que mudanças reais ocorram.

Muitas pessoas somente querem mudanças que acreditam ser positivas. No entanto, quase em sua totalidade, não desejam sair da zona de conforto ou se engajarem em mudanças que verdadeiramente darão trabalho para serem executadas.

Realmente promover mudanças não é algo fácil. É atribuído a Platão o célebre pensamento: “Vencer a si próprio é a maior das vitórias”. Porém, muitos indivíduos temem realizar uma introspecção para descobrirem quais são os mecanismos que os capacitem a trilhar novos rumos. Ao invés disto preferem transferir todas as suas incapacidades, incompetências e frustrações para alguém ou alguma coisa. É como se tentassem se autodesculpar, mas em uma análise mais criteriosa da consciência sabem que na verdade o problema é efetivamente com eles mesmos.

Para tornar-se uma pessoa mutante pode-se começar com a realização de mudanças em algumas práticas pessoais. É recomendável mudar, por exemplo, os caminhos para ir a algum lugar, costumes, modo de vestir, o visual com um novo tipo de corte de cabelo, entre outras coisas.

Além disto, é importante procurar conversar com alguém desconhecido em algum evento ou até com alguma pessoa com que não possua bom relacionamento de vez em quando, sendo que estes desafios poderão trazer resultados surpreendentes.

É interessante tentar inclusive aprender algum instrumento musical, dominar uma nova língua estrangeira e lidar com pessoas de diferentes culturas e costumes. Tudo é válido para acostumar-se com as incansáveis mudanças. Isto não é apenas vital, mas a chave para novas descobertas e realizações em todos os âmbitos.

___________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D’Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo