Em seu discurso, o Papa Francisco destacou três coisas: a superação das dificuldades, a transformação do negativo em positivo e o poder da oração
Monique Coutinho
Da redação
Neste sábado, 28, o Papa Francisco permaneceu em território uganense e, após a celebração da Santa Missa, encontrou-se com os jovens, em Kololo Airstrip, na capital do país.
Alguns jovens o cumprimentaram, direcionaram-lhe palavras de carinho e contaram seus testemunhos. Após toda recepção calorosa, os demais ali presentes ouviram com atenção as palavras do Pontífice, que iniciou seu discurso falando do desânimo que surge diante das experiências negativas. “As experiências negativas nos dão a oportunidade de nos abrirmos a um horizonte.”
Francisco citou o exemplo de uma jovem que relatou a superação da depressão. O Papa disse que essa cura é obra de Jesus, porque Ele é o Senhor e pode tudo. “Isso não é uma mágica, é obra de Jesus.”
Cristo sofreu as experiências mais negativas da história, disse o Papa. Ele foi insultado, flagelado e assassinado, mas, pelo poder de Deus, ressuscitou e, hoje, pode fazer cada um de nós viver essa experiência.
Transformar o negativo em positivo
“A vida é como uma pequena semente, para viver tem que morrer, às vezes, fisicamente”, afirmou o Pontífice, acrescentando que todos sabem que há outra vida. “Uma vida para todos. Transformar os negativos em positivos, mas isso só se pode fazer com a graça de Jesus. Vocês estão seguros disso? Estão dispostos a transformar as coisas negativas em positivas? Estão dispostos a transformar o ódio em amor? Estão dispostos a transformar a guerra em paz?”
Pérola da África
Papa recorda aos africanos que, em suas veias, percorrem o sangue dos mártires. “Vocês têm consciência de que são povos de mártires? Nas veias de vocês correm sangue de mártires, por isso vocês têm fé e a vida que tem agora; essa fé e vida tão linda que se chama pérola da África.”
Enquanto falava, o microfone do Santo Padre falhou, e ele usou dessa falha para dizer: “Parece que o microfone não está funcionando bem, mas, às vezes, nós também não funcionamos bem. E quando não funciona bem, a quem temos de pedir ajuda? A Jesus, aquele que pode mudar sua vida.”
Varinha mágica
Segundo Francisco, alguns devem estar se perguntando se Jesus usa alguma varinha mágica para derrubar os muros que estão ao “seu” redor, mas não, basta apenas pedir-Lhe ajuda. “Se vocês querem que Jesus mude a vida de vocês, peçam ajuda para Ele. Isso se chama rezar. Rezem a Ele, porque Ele é o Salvador. Nunca deixem de rezar. A oração é a arma mais forte que nós temos”.
Basta abrir a porta do coração para que o Senhor entre. O Papa pede para que os jovens deixem Jesus entrar, pois, quando Ele adentra, ensina-os a lutar contra todos os problemas, inclusive a depressão e o alcoolismo.
“Precisamos pedir ajuda para superar essas situações, porém lutar sempre, lutar contra os desejos, por meio da oração. Estão dispostos a lutar? Estão dispostos a buscar o melhor para vocês? Estão dispostos a pedir para Jesus que os ajude na luta?”, perguntou o Santo Padre.
Rezar a Mãe
O Papa cita Maria Santíssima e afirma que aqueles que são da Igreja nunca serão órfãos. Ele pede que todos rezem a ela. “Quando uma criança cai e faz uma ferida, ela começa a chorar e vai para o colo da mãe. Quando nós temos um problema, o melhor que podemos fazer é ir até a nossa Mãe, é rezar a Maria”, afirma.
Diante desse discurso, o Santo Padre destacou três coisas: a superação das dificuldades, a transformação do negativo em positivo e o poder da oração. Ao concluir, o Pontífice agradeceu a todos e pediu para que lutem contra o mal, sempre usando o poder da oração. Ele concluiu seu discurso com a oração da Ave-Maria.
Leia
.: Todas as notícias do Papa na África