A cruz será abençoada, nesta quarta-feira, 9, pelo Papa Francisco durante a Audiência Geral na Praça São Pedro
Da Redação, com Agências
A fundação italiana “Espírito e Artes” promove, a partir desta quarta-feira, 9, uma peregrinação intitulada “Viagem da cruz de Lampedusa”. A cruz, feita da madeira dos barcos dos imigrantes africanos que chegam à ilha italiana, será abençoada pelo Papa Francisco durante a audiência geral.
Segundo o jornal L´osservatore Romano, a cruz tem dois metros de altura, um metro e meio de largura e pesa 60 quilos. Após a bênção do Papa, ela partirá para uma “peregrinação ao longo de toda a Itália para levar uma mensagem de solidariedade e paz às comunidades, paróquias, culturas, cidades e crenças”.
Depois de percorrer todo o país, a cruz será colocada na Igreja de Santo Estêvão, em Milão, com o objetivo de recordar, de modo permanente, os imigrantes mortos no mar de Lampedusa.
A cruz foi criada pelo carpinteiro de Lampedusa, Franco Tuccio, autor também do báculo que o Papa utilizou, em 8 de julho de 2013, durante a visita à ilha italiana.
A Arquidiocese de Milão encomendou, no último ano, 150 cruzes para serem utilizadas no rito que se realizou, no dia 2 de novembro passado, para assinalar as vítimas dos naufrágios.
A Fundação “Espírito e Artes”, presente em Milão, tem como objetivo promover a cultura, a música e a arte em meio à população de baixa renda.