Presidente de Dicastério Vaticano afirma que para o Papa as Famílias estão no centro da ação missionária da Igreja
Liliane Borges
Da Redação, com Agências
“A família está na mente e no coração da Igreja”, afirma o presidente do Pontifício Conselho para as Famílias, Dom Vincenzo Paglia, ao apresentar a Carta do Papa Francisco às Famílias, publicada nesta terça-feira, 25.
O Arcebispo comenta que o desejo de Francisco é envolver a todos os católicos nesta Assembleia Extraordinária do Sínodo para as Famílias que acontecerá em outubro próximo e também no Encontro ordinário que ocorrerá um ano depois, também sobre o tema das famílias.
Na Carta, o Pontífice pede orações para que neste tempo a Igreja faça um “verdadeiro caminho de discernimento e adote os meios pastorais adequados para ajudar as famílias a enfrentar os desafios atuais com a luz e a força que provêm do Evangelho”.
Leia também
.: “Rezem pelo Sínodo”, pede Papa em carta às famílias
Dom Paglia ressalta que além da oração, o Papa quer que as famílias sintam-se responsáveis por este caminho missionário e testemunhem o Evangelho. “O belo testemunho de famílias é como uma carta escrita em nossos corações, destinada a ser lida por todos, para tocar profundamente os corações”, destaca.
O presidente do Dicastério Vaticano ressalta ainda, que as famílias não são apenas um “objeto de atenção” da Igreja, mas são os sujeitos de sua ação missionária.
“Não podemos esquecer que a irradiação do Cristianismo primitivo aconteceu por meio da rede de famílias. É uma grande lição para o nosso tempo que apela para uma nova temporada missionária”, conclui o Arcebispo.