CONCLUSÃO

Relatório final do Sínodo terá menção ao meio ambiente

Neste sábado, 24, os participantes se preparam para aprovação do Relatório final do Sínodo dos Bispos sobre Família

Da redação, com Rádio Vaticano

Após as mais de mil emendas propostas ao Relatório Final do Sínodo dos Bispos sobre a Família, os padres sinodais se preparam para a aprovação do texto, ponto por ponto, neste sábado, 24.

Este documento conclusivo, que servirá como base para a eventual Exortação que o Papa deve escrever, trará as conclusões da Assembleia sobre os temas discutidos nas últimas três semanas.

Com satisfação, o Arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, adianta que também haverá uma menção específica no Relatório Final do Sínodo sobre o meio ambiente.
Leia na íntegra:

A beleza da família

“Em primeiro lugar, o Sínodo será um grande reforço da Pastoral Familiar. A Igreja proclama de novo a beleza do sacramento do matrimônio com tudo o que ela entende sobre o matrimônio: a abertura à vida, a fidelidade, a indissolubilidade. A própria celebração, a celebração do sacramento e o acompanhamento dos casais. Depois também a espiritualidade da família: a Palavra de Deus, a Eucaristia, e uma grande misericórdia. O Sínodo está sob o signo da misericórdia, a compreensão daqueles que não vivem o sacramento do matrimônio e das famílias que embora não tenham feito este sacramento, são famílias, como as mono-parentais e as de segunda união. Então devemos fazer todo o possível para integrá-los, para que sejam aceitos e bem-recebidos na Igreja, a fim de que vivam a comunhão eclesial”.

Abertura e acolhimento

“Haverá abertura para tudo o que é possível. Abertura máxima e acolhimento total. Por exemplo, para que os divorciados e recasados possam participar da liturgia, dos conselhos paroquiais, das pastorais. Há tanta coisa que pode ser feita. Em relação à comunhão sacramental, acho que isso toca pontos muito delicados. Quando há um vínculo sacramental, dificilmente se pode dissolver. Mas tivemos já a iniciativa do Papa de facilitar a declaração de nulidade (…) um grande passo foi dado”.

Seriedade

“O que mais me marcou foi a grande seriedade do Sínodo. Os bispos discutiram a fundo as questões. Claro, fomos muito marcados pela situação de violência no mundo, no Oriente Médio, pela situação da cultura pós-moderna. Foi tudo visto com muita seriedade e muita abertura. Acho que os bispos são pastores, querem o rebanho reunido, acompanhado. Querem que as pessoas vivam felizes, realizadas. Outra questão muito importante foi a realização pessoal no matrimônio. A família é um lugar de realização pessoal, de felicidade, aonde a pessoa se realiza. O Sínodo é uma tentativa de propiciar isso: achar caminhos para que as pessoas se realizem na vida familiar, para que a vida familiar seja este ‘porto seguro’ para onde voltar, depois do trabalho, das dificuldades. A palavra é essa mesmo. É importante ter isso; quem não tem sabe o que significa não ter este ‘porto seguro’”.

Amazônia

“No texto consta, não posso dar os detalhes, a questão do meio ambiente. Apareceu no texto final um número que fala da família e do meio ambiente, uma questão importante também para nós na Amazônia, em especial. A família como educadora da fé e do cuidado da Criação. Na família aprendemos a cuidar da criação, dos outros; a ter uma vida sóbria, de partilha e de justiça. Fiquei muito feliz em ver no texto final aparecer isto. Espero que seja votado por unanimidade”.

Leia

.: Todas as notícias sobre o Sínodo dos Bispos sobre Família
.: Sínodo: relatórios indicam abstenção da comunhão a divorciados

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo