Em Brasília

Conselho Episcopal Pastoral da CNBB inicia reunião de maio

Na manhã desta terça-feira, 14, os bispos que compõem o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciaram o trabalho ordinário de discussão e acompanhamento da pastoral no Brasil. A reunião começou sem a presença de cinco presidentes de comissões episcopais pastorais e do presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno que participa de um encontro do CELAM.

Dom José Belisário preside a reunião que é mediada pelo secretario geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. No início do encontro, dom Leonardo informou que recebeu a visita de Dom Tarasios, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul que veio comunicar visita pastoral de Bartolomeu I à Argentina, ao Peru e ao Brasil, em novembro de 2014.

Durante a vista, haverá encontros com os bispos locais, e ele também com a CNBB. Para que este encontro se realize, será preciso fazer uma alteração na data do Consep do mês de novembro de 2014, antecipando-o em uma semana. Dom Francesco Biasin, presidente da Comissão para o Ecumenismo, falou que será uma oportunidade única de estreitar os laços com a Igreja de Constantinopla e mostrou a necessidade de se aprofundar o diálogo com esta comunidade cristã. Dom Leonardo colocou em votação, e foi aprovada a antecipação, em uma semana, a data do Consep de novembro 2014.

Ainda na parte da manhã, os bispos voltaram aos encaminhamentos de estudos e aprofundamentos a respeito do tema central da última assembleia geral que foi “comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Ficou decidido que um dos encontros do Consep do próximo semestre será dedicado ao estudo do tema das paróquias com a participação de especialistas e dos assessores da CNBB. Os membros do Consep consideraram a importância do estudo dos fundamentos teológicos da paróquia e da mobilização das comunidades na reflexão sobre o texto enviado pela assembleia geral.

A reunião do Conselho Episcopal Pastoral que deve se estender até quinta-feira, 16, ainda terá uma análise de Conjuntura, reflexão sobre Campanha da Fraternidade 2014 e apresentação das Comissões Episcopais. Está prevista também como destaque, uma reflexão com Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter Religioso. Além disso, os bispos vão ainda tratar a pauta do próximo encontro do Conselho Permanente da CNBB.

             

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo