Coletiva

Estudo 114 da CNBB: a alma da pastoral precisa ser a Palavra de Deus

Nesta terça-feira, 30, bispos atenderam à imprensa e falaram da elaboração do texto do Estudo 114 da CNBB e da Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ)

Huanna Cruz,
Enviada a Aparecida (SP)

Dom José Antônio Peruzzo, dom Paulo Jackson e dom Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa. / Foto: Ronnaldh Oliveira

Na coletiva realizada às 15h, na sala de imprensa do Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, dois temas foram aprofundados. Um deles é o Estudo 114 da CNBB, que trata da Animação Bíblica da Pastoral a partir das Comunidades Eclesiais Missionárias. Outro assunto tratado foi a Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ) que pela primeira vez será em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto do ano que vem.

Dom José Antônio Peruzzo. / Foto: Ronnaldh Oliveira

Estiveram presentes na coletiva o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, e o bispo de Garanhuns, dom Paulo Jackson. Os dois ajudaram na elaboração do texto do Estudo 114 da CNBB. Também Dom Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ 2023, que veio de Portugal para dar sua contribuição.

Dom Joaquim Mol foi o mediador, que acolheu todos os jornalistas. Disse que nesta manhã os bispos se ocuparam com o tema da Sagrada Escritura, a Renovação do Estatuto da CNBB, que ainda não está concluído. Ainda foi apresentado a reformulação da marca dos 70 anos da CNBB que será divulgada. Foi apresentada a Irmã Elaine como representante das ações da CNBB. O estudo 114 está em processo.

Dom Peruzzo ressalta que este documento tem uma linda história, iniciada na Animação Bíblica da Pastoral. No ano de 2010, o Papa Bento propunha que a Igreja empreendesse o sonho de uma animação bíblica da pastoral. Que fosse uma realidade da própria Igreja. Que tivesse um modo de ser. Tudo que a igreja fizesse tinha um fundamento bíblico.

A alma da pastoral precisa ser a palavra de Deus. A palavra Pastoral vem de Pastor, a leitura popular da Bíblia é de fundamental importância em todo o País.

Dom Paulo Jackson. / Foto: Ronnaldh Oliveira

“Não apenas a leitura prosperou, mas com alguns movimentos se multiplicou a leitura da Palavra de Deus. Quantas belas experiências de conversão a partir da palavra. É preciso entender o que quer dizer palavra inspirada por Deus. Dou um exemplo de uma jovem que recebeu a carta de uma pessoa amada e ela beija a palavra. Não, ela beijou a ternura da palavra, é assim que acolhemos a ternura de Deus, pela palavra”, ressalta Dom Peruzzo.

Para Dom Paulo, o documento apresentado é composto de sete capítulos a partir da Palavra de Deus do semeador (Mateus 13,1-9). O primeiro é a Iluminação bíblica a partir da palavra do semeador, deixando guiar pelo semeador que é Jesus. O segundo — o que é, do que se trata — tínhamos escola bíblica, comunidades eclesiais de bases. É preciso que a Evangelização por inteira seja animada pela palavra. O cristianismo é uma religião da palavra e a palavra é uma pessoa. O terceiro sobre os desafios que a animação bíblica encontra pela frente. Desafio do acesso. Imensas etnias que não conhecem a Bíblia.

“O tema central do documento é deixar o senhor falar. A dinâmica é essa o Senhor que fala e o discípulo que ouve”, ressalta Dom Paulo.

A Bíblia nasce da palavra de Deus, deve ser lida com as ciências da linguagem, à Luz da história. A teologia é uma das abordagens fundamentais. O problema da interpretação correta da leitura é difícil nos tempos de hoje, sobretudo quando é lida comunitariamente.

O quarto é “missionário da semeadura” — Bispos, padres, catequistas, leigos e leigas. Quinto é o terreno que acolhe a semente da palavra. Principalmente o terreno dos pobres , que acolhe e são protagonistas para que a palavra produza efeito. O sexto método da leitura orante. O sétimo são os processos de implementação de projetos.

Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ)

Dom Américo Aguiar. / Foto: Ronnaldh Oliveira

Dom Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ 2023, veio diretamente de Portugal e quer animar os jovens brasileiros. Ressaltou que “JMJ sem Brasil não vale. Nós viemos ao Brasil para convidar todos os jovens para participar da JMJ”.

Disse ainda que quis vir pessoalmente convidar todos os jovens do Brasil e veio para pedir ajuda aos bispos para que de fato os jovens se sintam motivados.

“Os jovens da esperança são os jovens do Brasil e espero que todos, não quero ver nenhum jovem sem pastor”, ressaltou o bispo de Portugal.

E prosseguiu: “‘Wifi’ é a palavra de Deus e a senha é ‘Cristo vivo’. Queremos chegar a todas pastorais, comunidades e jovens e queremos estar presentes em todos lugares. Sabemos que o mais dificulta a participação do jovem é a grana, mas queremos ajudar para que ninguém se sinta excluído, e que todos que queiram participar desse evento possam ir. Que eles consigam ir a Portugal”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo