Desafio na Copa 2014

Projeto para combater tráfico humano é lançado no Vaticano

O projeto terá ênfase durante a Copa do Mundo no Brasil, a fim de evitar a exploração do trabalho e o turismo sexual

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Dom João Braz de Aviz

Dom João Braz apresenta Campanha contra Tráfico de Pessoas / Foto: Arquivo

Foi lançado nesta terça-feira, 20, na Sala de Imprensa do Vaticano, o projeto  Talitha Kum, uma Rede Internacional contra o Tráfico de pessoas. A campanha liderada pelo Congregação para os Institutos de Vida Consagrada  e as Sociedades de Vida Apostólica terá ênfase durante o Mundial de futebol que será realizado no Brasil no próximo mês.

A coletiva de apresentação do projeto foi presidida pelo prefeito da Congregação para a Vida Consagrada, Cardeal Dom João Braz de Aviz. Participaram também da coletiva, a presidente  da União Internacional dos Superiores Gerais,  Irmã Carmen Sammut, a coordenadora do projeto,  Irmã Estrella Castalone e a coordenadora da rede brasileira, “Um grito pela vida”, Irmã Gabriella Bottani.

O Cardeal destacou que os religiosos em todo mundo são empenhados na missão de combater todas as formas de tratamento desumano e degradante do ser humano, e todas as formas de escravidão, agravadas pelo tráfico de pessoas.

“Os religiosos sentem-se desafiados por esse problema, e é por esta razão que Talitha Kum foi estabelecido pela União Internacional das Superioras Gerais, inicialmente, como o  projeto  ‘Religiosas contra o Tráfico de Pessoas’ e depois, em 2009, como uma Rede Internacional da Vida Consagrada contra o Tráfico Pessoas”, explicou o Cardeal.

Dom Braz explicou que, por meio do projeto, os religiosos unem-se ao Santo Padre, na missão do “Bom Samaritano”, que derrama o azeite e o vinho sobre as feridas da humanidade, trazendo o amor redentor de Deus e a esperança de uma nova vida.

“É um convite que fazemos a todos! Unamos as nossas forças para salvar os mais vulneráveis desta escravidão do tráfico, porque ninguém pode ser excluído da alegria trazida pelo Senhor. Essa é a motivação mais profunda da Campanha que iniciamos oficialmente hoje”, disse o Cardeal.

Ações no Brasil

A coordenadora do projeto, Irmã Estrella Castalone , explicou que entre as iniciativas está a vigilância durante a Copa do Mundo no Brasil. Por se tratar de um evento de grandes proporções, muitas pessoas se deslocam à procuram de oportunidades de emprego, e são admitidas sob formas de trabalho escravo.

A religiosa informou que, em novembro do último ano, já foi realizado no Brasil um seminário para traçar as formas de ação durante a Copa do Mundo. Além dos 250 religiosos envolvidos nas atividades, a Campanha conta com o auxílio de diversas entidades.

Além da visita aos estabelecimentos, será realizado um forte trabalho de conscientição entre os brasileiros e turistas que virão ao país para o Mundial.

Leia mais
.: Arquidiocese de BH apresenta ações para a Copa do Mundo

Irmã Gabriella Bottani, que coordena a iniciativa no Brasil,  lembrou também as ações contra a exploração sexual durante o Mundial, enfatizando ser um problema já enfrentado no país. A religiosa destacou as iniciativas que já estão em andamento no Brasil, e fazem parte do Talitha Kum, como “Jogue a favor da vida”, lançado em 8 de maio.

“A rede internacional de vida consagrada, ‘Talitha Kum’, entra em  jogo a favor da vida, contra o tráfico e todas as formas de exploração, renovando assim o seu compromisso com a vida de cada filho e filha de Deus, baseando-se na palavra de Jesus: ‘Eu vim para que todos  tenham vida,  e a tenham em abundância'”, conclui a religiosa.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo