Serão inaugurados em 28 de fevereiro os novos ambientes do Arquivo e da Biblioteca do Convento de São Salvador, em Jerusalém, que conserva grande parte da história da Custódia da Terra Santa. O Arquivo mantém à disposição de estudiosos e pesquisadores muitos documentos do século XIII até os dias de hoje, incluindo bulas papais e mapas dos santuários.
A nova sede da Biblioteca, muito mais ampla que a anterior, acolhe por sua vez, livros antigos e manuscritos, coleções particulares e diversos volumes utilizados para consulta por parte dos frades, estudiosos, professores e pesquisadores provenientes de todo o mundo. Em breve vários documentos estarão disponíveis online.
Nas novas Salas do Arquivo e da Biblioteca, onde já foram encerrados os trabalhos, estão sendo organizados os livros e os documentos. No dia 28 de fevereiro, também será inaugurada, na Sala Imaculada do Convento de São Salvador, uma mostra dedicada a livros dos séculos XIV e XV e a coleção Itinera Loca sancta, do século XV e XVI.
A atividade de catalogação e valorização do patrimônio literário da Custódia da Terra Santa – que conta e testemunha a história dos franciscanos no local -, estão dentro do projeto patrocinado pela ATS pro Terra Santa “Livros, Pontes de Paz”.
Os trabalhos de restauração e adaptação dos ambientes do Arquivo e da Nova Biblioteca foram coordenados pelo Escritório Técnico Custodial e executados por operários envolvidos no projeto “Jerusalém, pedras da memória”.