Escolhidos pelo Papa

Casal fala da responsabilidade de conduzir meditações da Via Sacra

Este ano, o casal Anna Maria e Danilo Zanzucchi é responsável pela autoria das meditações das 14 estações da Via Sacra da Sexta-feira Santa, tradicionalmente presidida pelo Papa no Coliseu, em Roma.  

O casal Zanzucchi, responsável do setor de Famílias Novas do Movimento dos Focolares, foi escolhido por Bento XVI.  Para eles a primeira reação foi de surpresa.

“E devo dizer também do medo diante deste grande ministério que é o sofrimento de Jesus. Ter que expressar isso em palavras nos parece difícil. Mas ao mesmo tempo, vemos isso com um grande reconhecimento do Papa por ter escolhido uma família para uma coisa tão forte", conta Anna Maria.

Para ela, poder participar da dor redentora de Jesus é também um dom de Deus, porque para escrever as meditações será preciso um longo tempo de meditação, um presente que ela agradece ao Papa.

As reflexões abordarão o tema central da família, demonstração da atenção da Igreja para com a família e um reconhecimento da maturidade alcançada pelos leigos dentro da Igreja.

“Certamente existe uma atenção especial da Igreja em tantos níveis, em todo o mundo, naquilo que está relacionado à família. E a família se tornou mais consciente de si em relação à educação dos filhos”, salienta Danilo.

Segundo ele, várias ocasiões demonstram isso. Logo ao ser eleito, o Papa João Paulo II institui o Pontifício Conselho da Família. “Ele se interroga e chama um grupo de leigos vindos de cada canto do mundo para entender como era a situação e o que poderia ser feito”, conta Danilo.

João Paulo II se empenhava para que fosse reconhecida e valorizada na Igreja e na sociedade a contribuição das famílias. Ele também instituiu um Sínodo sobre a família, logo no começo de seu pontificado.

O fruto deste Sínodo foi a famosa Encíclica ‘Familiaris Consortio’, que é, segundo o casal Zanzucchi, o documento mais eloquente e completo que aborda a família no mundo, um tratado que inspira ainda hoje as ações de diversos movimentos que se empenham nos assuntos familiares.

“Bento XVI nos chamou agora e se interessa pelo nosso trabalho e deu continuidade ao trabalho para a família iniciado por João Paulo II”, completa Danilo Zanzucchi.

Leia mais
.: Encontro mundial em Milão terá Feira dedicada à família
.: Padre destaca família como próprio motivo de festa
.: Famílias se preparam para Peregrinação Nacional

     

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo