O que representa a 2ª viagem do Papa à África?

Depois da viagem apostólica a Camarões e Angola, em 2009, Bento XVI cumpre sua 22ª visita apostólica internacional, a segunda em solo Africano. O país de Benin receberá a visita do Pontífice de 18 a 22 de novembro.

A viagem apostólica ao país trará à Igreja a 3ª exortação apostólica do Pontificado de Bento XVI, a qual, desta vez, será direcionada à Igreja da Àfrica, em resposta ao Sínodo dos Bispos para o continente, realizado em 2009. O Documento Africae Múnus (O compromisso da África) que possuirá pouco mais de 80 páginas, será entregue aos representantes dos 40 regionais da Conferência Episcopal Africana.

A atenção da Igreja para com a África

A Praça de São Pedro foi contagiada pela presença de milhares de Africanos em 2009 que com vestes típicas e embalados pelos ritmos típicos do continente, mostraram à Igreja de todo o mundo o rosto cristão de um povo especial. O continente africano que recebeu o anúncio do Evangelho há pouco mais de 150 anos é a menina dos olhos do Vaticano. Prova disso é que só João Paulo II visitou 42 países do continente durante o seus 27 anos de Pontificado. Quanto ao Sínodo 2009, ele foi o segundo realizado só para a Igreja da África.

Expectativas para a exortação apostólica

O Sínodo de 2009 debateu diversos assuntos referentes à situação socioeconômica do continente, ao sincretismo religioso e também à catequização do povo africano. Tais questões, provavelmente serão privilegiadas pela exortação que nada mais é que um parecer final do Pontífice, o qual participou da maioria das plenárias, onde tomou conhecimento do quadro da Igreja na África.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo