"O secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, me explicitou num telefonema da necessidade de alguém do Brasil para estar em Roma". Com estas palavras, o Adminstrador Apostólico de Brasília, Dom João Braz de Aviz, descreveu à imprensa, na entrevista coletiva da manhã desta terça-feira, 4, o desejo de Bento XVI de que um bispo brasileiro assumisse o cargo de prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, por causa da grande abrangência da Igreja no Brasil.
O adminstrador apostólico relatou ainda como recebeu a notícia da nomeação: “Acolhi a notícia com espírito de fé e com desejo de profunda comunhão eclesial, afetiva e efetiva com Bento XVI”.
Acesse
.: Arcebispo brasileiro é nomeado prefeito de Congregação do Vaticano
.: Ouça Dom João Braz de Aviz, em seu comunicado sobre a nomeação
Dom João declarou que todas as nomeações feitas por ele na arquidiocese serão mantidas e afirmou ser um desafio a nova missão pelo número extenso de ordens e congregações religiosas e de associações de vida apostólica no mundo, mas que estará num “relacionamento bastante constante” com o Santo Padre.
Dom Aviz ressaltou ainda que o seu papel será de assessor, pois a "palavra" é sempre do Papa e que pretende realizar um trabalho de conjunto e relacionamento fraterno na Cúria Romana.
Saudações
O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, divulgou hoje sua saudação a Dom João Braz de Aviz pela nomeação. Na carta, Dom Odilo declarou que Dom João será um "colaborador estreito" de Bento XVI, que manifestou sua confiança na pessoa do novo prefeito da Congregação.
Dom Odilo afirmou também que a preparação pessoal e teológica e a experiência de pastor do adminsitrador apostólico será de grande contribuição ao serviço à Igreja.
Assista entrevista exclusiva com Dom João Braz
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com