Dom João Braz de Aviz

Arcebispo brasileiro é nomeado prefeito de Congregação do Vaticano

O até então Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

O anúncio foi realizado na manhã desta terça-feira, 4, pelo Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Dom Aviz sucede o cardeal francês Franc Rodé, 76 anos, que pediu renúncia da função por limite de idade (75 anos), conforme prevê o Código de Direito Canônico.

O Arcebispo permanece como Administrador Apostólico até fevereiro, quando o Santo Padre o chamará a Roma, informa o twitter oficial da Arquidiocese. A despedida oficial será em uma missa, com data ainda a ser definida. Ainda não foi nomeado o sucessor de Dom João na função.

"Nestes quase 7 anos na Arquidiocese, experimentei a graça de servir a uma Igreja Unida, Fiel e Generosa! Confio esta nova etapa de minha vida ao Senhor, que pode me sustentar", disse o Arcebispo durante uma coletiva de imprensa  na manhã desta terça-feira, 4, na Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral, para falar sobre a nomeação.

O Canção Nova Notícias transmite uma entrevista exclusiva com o Arcebispo. O telejornal vai ao ar na TV Canção Nova a partir das 19h30.

Saiba mais

O Arcebispo João Braz de Aviz nasceu em Mafra, Diocese de Joinville (SC), em 24 de abril de 1947, após ter frequentado os estudos filosóficos no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, de Curitiba, e na Faculdade de Palmas (PR). Completou os estudos teológicos em Roma, junto à Pontifícia Universidade Gregoriana, e foi laureado em Teologia Dogmática junto à Pontifícia Universidade Lateranense, em 1992.

Foi ordenado sacerdote em 26 de novembro de 1972 e encardinado na Diocese de Apucarana, desenvolveu seu ministério como pároco em diversas paróquias, como Reitor do Seminário Maior de Apucarana e de Londrina, e como professor de Teologia Dogmática junto ao Instituto Paulo VI em Londrina. Foi também membro do Conselho presbiteral e do Colégio dos Consultores, bem como coordenador-geral, da pastoral diocesana de Apucarana.

Em 6 de abril de 1994, foi eleito para a Sede titular de Flenucleta, como Auxiliar da Arquidiocese de Vitória, e recebeu a consagração episcopal em 31 de maio do mesmo ano. Transferido como Bispo de Ponta Grossa (PR) em 12 de agosto de 1998, foi promovido a Arcebispo de Maringá em 17 de julho de 2002 e nomeado Arcebispo de Brasília em 28 de janeiro de 2004.

Em maio de 2010, organizou o XVI Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu junto ao 50º aniversário da cidade.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo