Papa recebe comissão

Congressos Eucarísticos realçam universalidade da celebração

O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta quinta-feira, 11, os participantes da Assembleia Plenária da Pontifícia Comissão para o Congresso Eucarístico Internacional. O grupo terminou seus trabalhos de preparação do próximo congresso que acontecerá em Dublim, Irlanda, em 2012.

O Santo Padre lembrou que os Congressos Eucarísticos Internacionais possuem uma longa história na Igreja por meio da forma característica do 'statio orbis'. “Esse método, realçando a dimensão universal da celebração, de fato, se trata sempre de uma festa de fé ao redor da Eucaristia”, explicou .

Bento XVI recordou ainda que neste sacrifício supremo de Cristo, que nos possibilitou a unidade, participam fiéis, não somente de uma Igreja particular, ou de uma nação, mas, tantos quanto possível, de várias partes do globo. “É a Igreja que se encontra ao redor do seu Senhor e seu Deus”, destacou.

A missão do Congresso Eucarístico, segundo Bento XVI, sobretudo no contesto atual, é aquela de dar uma particular contribuição à nova evangelização. Para o Papa "todo o Congresso tem um sopro de evangelização de uma forma mais estritamente missionária, tanto que o binomio Eucaristia-missão passou a fazer parte das orientações propostas pela Santa Sé”.

O Pontífice concluiu o seu discurso com uma indicação litúrgica-pastoral, e disse que é importante que cada Congresso Eucarístico saiba envolver e integrar, segundo o espírito da reforma conciliadora, todas as expressões do culto eucarístico “extra missam”. “Eles têm suas raízes na devoção popular, bem como as associações de fiéis que por vários motivos são inspirados na Eucaristia”, elucidou o Papa.

Todas as devoções eucarísticas, recomendadas e encorajadas também pela Encíclica “Ecclesia de Eucharistia” e pela Exortação pós-sinodal “Sacramentum caritatis” estão harmonizadas segundo uma eclisologia eucarística que orienta para a comunhão, lembou também o Santo Padre.

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo