Ela define assim seu trabalho: "Realmente é uma missão. Desde o primeiro momento coloquei-me nas mãos de Deus e Nossa Senhora. Disse para ela: 'A missão que teu filho Jesus colocou nas minhas mãos, eu coloco nas tuas. Vá a minha frente, vou te seguir. Quero ser fiel, servidora, discípula, missionária, seguindo os passos de Jesus e comigo levar muita gente, para sermos continuadores da missão do Senhor".
.: OUÇA irmã Terezinha falando sobre criação da Pastoral
.: OUÇA irmã Terezinha falando sobre missão da Pastoral
.: OUÇA irmã Terezinha falando sobre trabalho da Pastoral
A indicação de irmã Terezinha, feita pelo presidente do Conselho Diretor da PPI, Dom José Antonio Peruzzo, foi homologada e ratificada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A freira concentra o foco de sua missão na busca de melhorias na qualidade de vida das pessoas idosas desde 1993, quando os cuidados com a terceira idade ainda eram um projeto integrante da Pastoral da Criança, fundada pela doutora Zilda Arns, falecida em janeiro deste ano durante o terremoto que abalou o Haiti.
Em 2004, quando a Assembleia Geral da CNBB criou a Pastoral da Pessoa Idosa, ela foi convidada por Zilda – também fundadora dessa Pastoral – a se tornar secretária-executiva da nova entidade.
Braço direito da médica sanitarista brasileira que dedicou a vida à missão de salvar vidas através das Pastorais que incentivou, irmã Terezinha percebeu que a morte da companheira e amiga não poderia significar o fim.
"Há 17 anos trabalhando junto com a doutora Zilda, senti que a missão não poderia terminar ali, mas continuar", ressalta.
A PPI também é parceira para a construção da Rede Nacinoal de Apoio e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Renadi), tema tanto da 1ª (2006) quanto da 2ª (2009) Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
Como tudo começou
"Nas coisas de Deus não existe o acaso, existe a providência", sintetiza irmã Terezinha sobre o episódio que deu o pontapé inicial para a criação da PPI.
Foi em 1993 que doutora Zilda Arns e o médico geriatra doutor João Batista Lima Filho se conheceram, mais precisamente na sala de espera de um aeroporto, já que o voo em que ambos embarcariam atrasou mais de seis horas.
A falta de pontualidade da aeronave resultou na conversa em que os dois perceberam ter o anseio comum de levar orientações sobre o envelhecimento e melhorar condições de vida dos idosos. Doutor Filho é voluntário até hoje.
No ano seguinte, 1994, o programa começou a ser gestado, foi evoluindo, definindo metodologias, trabalho, missão. Em 2000, incentivados por bispos, os voluntários da PPI entregaram um abaixo-assinado ao episcopado brasileiro, requisitando que os idosos fossem tema de uma Campanha da Fraternidade (CF).
A CF com esse tema aconteceu em 2003, quando o assunto foi bastante explorado, e, em 2004, a Assembleia Geral da CNBB criou a Pastoral da Pessoa Idosa.
Pastoral da Pessoa Idosa (PPI)
A Pastoral da Pessoa Idosa está presente em 26 Estados, 174 dioceses, 1.222 paróquias em 4.934 comunidades de 814 municípios brasileiros. O trabalho pastoral é feito por 19.363 líderes comunitários capacitados que acompanham 171.686 pessoas idosas e 137.637 famílias.
.: Metologia da PPI
.: Objetivos da PPI
.: Guia do líder da PPI
"Só se consegue construir o grande se construirmos o pequeno. É lá na base que queremos ir reforçando, criando pequenas redes, solidariedade entre as famílias vizinhas. A função principal do líder é ser elo, ponte entre família e serviços organizados da comunidade", diz irmã Terezinha.
Ela também afirma que a PPI busca ser um incentivo para que comunidades, paróquias e municípios se organizem e fortaleçam serviços, incentivando políticas públicas.
"O país está em franco envelhecimento, já temos mais de 20 milhões de pessoas acima dos 60 anos. É preciso arregaçar mangas, unir forças e construir rede de solidariedade voltada para pessoas idosas".
Uma missão e tanto, que irmã Terezinha não vive sozinha, já que tudo colocou nas mãos de Nossa Senhora.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com