Após poucas horas do anúncio do Papa Bento XVI sobre a Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, que se realizará, no Vaticano, de 10 a 24 de outubro de 2010, se reunirá, pela primeira vez, o Conselho Pré-sinodal, na sede da Secretaria Geral do Sínodos dos Bispos no Vaticano. “Dois dias de trabalhos, segunda-feira, dia 21 e terça-feira, 22 de setembro, para dar início à máquina organizativa que deverá trabalhar intensamente porque é pouco o tempo”, disse o secretário geral, o Arcebispo Dom Nikola Eterovic.
Participarão da reunião os cardeais Ivan Dias, Walter Kasper, Jean-Louis Tauran e Leonardo Sandri junto com os Patriarcas Nasrallah Pierre Sfeir, Emmanuel iii Delly, Antonios Naguib, Gregorios III Laham, Nerses Bedros XIX Tarmouni e Fouad Twal. O Patriarca Ignace Youssef III Younan designou como seu representante, Dom Jules Mikhael Al-Jamil. Estarão ainda presentes o presidente da Conferência Episcopal do Irã, o Arcebispo Dom Ramzi Garmou, o presidente da Conferência Episcopal da Turquia, Dom Luigi Padovese, e alguns peritos.
O anúncio do Sínodo para o Oriente Médio, explica ainda o secretário geral, “não é uma grande surpresa. Há anos os pastores daquela região refletiam sobre a oportunidade de convocá-lo".
Na ordem do dia do encontro de segunda e terça-feira, estão as indicações do Papa sobre perspectivas de diálogo para uma convivência pacífica naquela região, levando em consideração a realidade de cada pais.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com