Uma pesquisa do Ibope, divulgada nesta quarta-feira, 12, em São Paulo, revela um dado preocupante. Dos 1008 entrevistados em 79 cidades do Brasil, 31% não souberam responder o que é saneamento básico.
Assista à reportagem
A pesquisa revela ainda que um em cada cinco domicílios consultados, não está ligado a rede pública de esgoto. Isso significa que 20% dos lares, ou seja 14 milhões de casas enfrentam este tipo de dificuldade no país.
Cobrar das autoridades poderia ser uma alternativa, mas 84% dos entrevistados afirmaram nunca terem feito uma cobrança, o que dificulta o processo de melhorias.
A pesquisa do IBOPE, encomendada pelo Instituto Trata Brasil, também perguntou à população se existe tratamento de esgoto em sua cidade. Dos entrevistados, 17% desconhecem se existe esse recurso em sua cidade, 28% disseram que não sabem para onde vai o esgoto.
Dos oito bilhões e meio de litros diários de esgoto, 64% são despejados em rios, praias e no próprio solo.
Preocupada em conter a mortalidade infantil em comunidades sem esgoto, a pastoral da criança, também auxiliou a pesquisa. Segundo a coordenação nacional, o caminho para conter a mortalidade começa pela educação familiar.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com