A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou que o Papa Bento XVI vai visitar as relíquias de São Boaventura, durante uma peregrinação às localidades de Viterbo e Bagnoregio, próximas à Roma, Itália, no dia 6 de setembro.
São Boaventura na vida de Bento XVI
O místico Boaventura da Fidanza nasceu em Bagnoregio no ano de 1218. Foi bispo de Albano, cardeal, doutor da Igreja e superior geral da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). Conhecido como “Doutor Seráfico”, morreu em 1274 e esteve presente, em muitos momentos, da vida do Papa Bento XVI.
O então padre Joseph Ratzinger apresentou como trabalho de fim de curso de Teologia, em 1957, a dissertação “A teologia da história de São Boaventura”. Na sua investigação, Ratzinger descobriu aspectos inéditos sobre a relação de São Boaventura “com uma nova ideia de história”. A afirmação foi proferida quando já era cardeal, em 13 de novembro de 2000, num discurso à Academia Pontifícia para as Ciências.
De acordo com o diretor da Escola Superior de Estudos Medievais e Franciscanos da Atonianum, padre Pietro Messa, não é possível compreender o pensamento do Papa sem levar em consideração a formação que recebeu de São Boaventura.
Em particular, padre Messa destaca “a centralidade de Cristo sustentada por São Boaventura está plenamente presente no magistério papal, como demonstra o livro ‘Jesus de Nazaré’”.
Por outro lado, os estudos do Santo Padre sobre o doutor franciscano teve uma grande influência sobre a própria visão de seu papado, como reconheceu o teólogo dominicano Yves Congar, ao comentar a sua obra teológica.
Programa da viagem
No dia 6 de setembro, pela manhã, o Pontífice vai partir de helicóptero da Vila Pontifícia de Castel Gandolfo, em diração à Viterbo, e vai ser recebido no Palácio dos Papas, na Praça São Lourenço, onde fará uma breve visita privada à Sala do Conclave.
Em seguida, o Papa vai presidir a Missa no Vale Faul, em Viterbo, e recitar a oração do Ângelus. Também visitará o Santuário de Santa Rosa, de onde partirá para o Santuário de Nossa Senhora do Carvalho.
No fim da tarde, o Santo Padre parte de helicóptero para Bagnoregio, onde visita a Catedral de São Nicolau e as relíquias de São Boaventura. Encerrando o dia, na Praça de Santo Agostinho, vai se encontrar com a população local e proferir seu discurso.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com