Nesta semana, as cidades de Viterbo e Bagnoregio iniciaram seus preparativos para a visita do Papa Bento XVI, no próximo dia 6 de setembro. A esplanada do Vale Faul, próximo ao Palácio dos Papas, onde o Santo Padre celebrará a Missa, está sendo estruturada para receber cerca de 10 mil fiéis.
De acordo com a imprensa local, “todos os órgãos eclesiais e, em particular, o comitê organizador, como também as instituições civis, da prefeitura ao serviço de ordem de Viterbo, estão trabalhando a fim de que o evento seja um sucesso e Viterbo possa dar a melhor imagem de si e da sua história”.
Segundo o bispo de Viterbo, Dom Lorenzo Chiarinelli, a cidade se prepara também espiritualmente para receber o Papa, a fim de manter viva a sua história secular que lhe deu o nome de “Cidade dos Papas”. De fato, em Viterbo, além de estarem ali sepultados quatro pontífices (João XXI, Alessandro IV, Clemente IV e Adriano), entre os anos 1254 e 1281 foi sede papal. Neste período sucederam-se oito pontífices e seis deles foram eleitos nesta cidade, recordada também por ter dado origem ao temo conclave. Bento XVI será o 15º papa a visitar como peregrino o Santuário de Nossa Senhora da Oliveira, cerca de 2 km do centro de Viterbo.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com