Poucas alegrias são maiores do que o nascimento de uma criança, o milagre da vida. Mas por trás de tanta realização, muitas mães se surpreendem com o sentimento de depressão que surge após o arto. Saiba mais sobre esse assunto na quarta reportagem especial da série sobre depressão.
Assista à reportagem
Gabriel, Vinicius, André Marina e Miguel, o caçula e o centro das atenções na rodinha de irmãos. Felicidade e realização da dona de casa Ivonilde Bento Ribeiro Santos, que abandonou tudo na vida por uma única opção: ser mãe.
O primeiro sinal de vida parece contraditório com o sorriso da mãe. São as aparentes contradições de nossa existência. A cada 11 segundos, uma nova criança vem à luz no Brasil. Em 2004, o IBGE divulgou que no Brasil existiam aproximadamente 22 milhões de crianças entre zero a seis anos.
A cantora e missionária Eliana Ribeiro, sempre teve uma vida ativa. Talvez seja esse um dos motivos que a levou a ter depressão pós-parto. Foram momentos difíceis. Aos poucos, conseguiu superar o problema e, hoje, reconhece a importância dos profissionais da área para ajudar a pôr fim à tanta dor.
O psiquiatra Sabino Ferreira de Faria afirma que a depressão nunca surge por acaso. “Ela vem em pessoas já com tendência depressiva, que não queriam ter filhos ou em pessoas que são mais jovens e, portanto, mais despreparadas para enfrentar o problema ou em mulheres que tem muitos filhos”.
O primeiro som que anuncia a vida é estridente. Mas o tempo, o amor e a paciência dão novas composições à vida. E, aos poucos, deixam para trás todas as dificuldades de início. E a esperança renasce, continuamente.
Assista às outras reportagens da série
.: Como perceber quando uma criança está com depressão
.: Tratamentos alternativos ajudam na cura da depressão
.: Veja a importância de procurar tratamento para a doença
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com